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Explorando o Rio Tietê em Salto, Itu e Porto Feliz

Explorando o Rio Tietê em Salto, Itu e Porto Feliz

Os estudos dos Projetos Vida dos alunos do 6º ano do Ensino Fundamental têm, como foco, a água doce do planeta e as bacias hidrográficas de nossa região. Para a exploração do meio, no dia 28 de março, os estudantes visitaram, acompanhados pelas professoras Angela Costola e Valéria Ap. da Cruz Mello, as cidades de Salto, Itu e Porto Feliz, locais apropriados para explorar o Rio Tietê, um dos principais rios brasileiros.


Em Salto, estiveram no Memorial do Rio Tietê, onde aprenderam a história, a importância e a cultura que surgiu às margens das principais localidades que o rio corta. Além disso, puderam absorver informações a respeito da poluição presente no rio da capital paulista. Ainda em Salto, observaram monumentos e visitaram o parque de Lavras, que possui um conjunto recuperado de edificações com destinação cultural e uma extensa área verde. No parque, conheceram o relógio solar, equipamento utilizado pelos egípcios, e também a Usina Hidrelétrica de Lavras, a segunda a ser instalada no Brasil.


Na trilha, tiveram contato com espécies de vegetação da Mata Atlântica, com diferentes tipos de solo e com a mata ciliar presente no local. No Rio Tietê, realizaram a análise da água, observando a cor, o oxigênio, a presença de ferro e a matéria orgânica.
Em Itu, estiveram no Parque do Varvito, que contém um monumento geológico com rochas formadas há mais de 280 milhões de anos. Além disso, possui a mais importante exposição desse tipo de rocha na América do Sul. Durante a visita, aprenderam que elas registram, em suas lâminas, muitas evidências do que aconteceu no passado.


Já no Parque das Monções, em Porto Feliz, os alunos puderam ver que, desde o início da colonização, o Rio Tietê serviu como caminho para a exploração do território brasileiro. O parque possui uma grande área verde, além do monumento aos Bandeirantes.


Marcela Rauter Coury e Miguel Jusan Fernandes Azevedo contam parte da experiência que tiveram durante a viagem. "Em Salto, no Memorial do Rio Tietê, vimos a importância desse Rio para o Estado de São Paulo e para o Brasil. Ele era o ponto de partida para as monções. Foi importante para a interiorização do Brasil, já que os bandeirantes navegaram e exploravam as terras pelas margens do rio".


"Em Itu, no Parque do Varvito, vi como se formam as rochas e, em Porto Feliz, impressionou ver como o Rio é poluído e cheio de espumas." conta Marcela. E completa. “Achei interessante a análise da água às margens do rio, em Porto Feliz."
"Gostei muito do Parque do Varvito onde vimos rochas sedimentares que se formaram há milhões de anos, na era glacial e também do Parque das Lavras, em Salto, pois fizemos uma trilha com relógio de sol."


No dia 25 de abril, em continuidade a esses estudos, os alunos estiveram na cidade de Brotas, onde puderam conhecer o Rio Jacaré Pepira e o Relevo de Cuesta. Observaram, ainda, toda a preservação da região, sua vegetação, o desenvolvimento da fauna e flora, a mata ciliar e o tratamento de esgoto. O Jacaré Pepira é um dos rios mais limpos do estado, pois não recebe resíduos industriais e nem domésticos. Isso possibilitou que os alunos fizessem uma comparação entre as duas regiões visitadas, uma com grande cargas de poluentes e outra bastante preservada. Em Brotas, os alunos participaram de algumas atividades, como localizar pontos, por meio de mapas e de bússolas e navegaram, com um bote construído por eles próprios e com o auxílio dos monitores, até um ponto marcado do Rio Jacaré Pepira.

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