Notícias

Alunos exploram cavernas no Petar

Alunos exploram cavernas no Petar

O Petar - Parque Turístico do Alto Ribeira, localizado ao sul do estado de São Paulo, nos municípios de Iporanga e Apiai, é um paraíso para os espeleólogos (estudiosos de cavernas, cavidades naturais e fenômenos cársticos). Com uma área de quase 36.000 hectares, possui mais de 300 cavernas, sendo apenas 12 para visitação, além de rica biodiversidade no maior remanescente da Mata Atlântica.

Foi nesse ambiente que os alunos do 8º ano do Ensino Fundamental puderam, entre os dias 23 e 26 de março, aprofundar seus conhecimentos sobre aspectos naturais, como a formação das cavernas, os diferentes tipos de espeleotemas, o ecossistema das cavernas e, ainda, a história sobre a criação do Parque e questões sociais e econômicas do local. Além disso, tiveram a oportunidade de conhecer a fauna e flora e as deslumbrantes cachoeiras, já que a região funciona como um grande reservatório de água. Nas cavernas, os alunos receberam explicações sobre a formação de espeleotemas, como estalactites e estalagmites, cortinas, colunas e flores. Aprenderam também sobre o uso da caverna pelos homens primitivos e viram depósitos de sambaquis deixados por eles.

"Achei a viagem muito interessante" diz a aluna Sofia Caruso Neves do Amaral. "Pudemos conhecer as cavernas por dentro, suas características, os animais que vivem lá. As cavernas são muito bonitas. Na reserva, observamos tipos de sapos, rãs e pererecas. Tudo que vimos em sala de aula ficou muito claro, pois vivenciamos no local e a vigem com amigos é muito marcante. Nos divertimos muito, aprendendo." Gabriel Marques Falcão de Souza, conta que achou essa viagem muito diferente das outras que fez pelo CLQ, pois pôde entrar e explorar as cavernas. "Estudamos e vimos estalactites e estalagmites, vimos as diferenças entres eles. Conhecemos seres vivos das cavernas e a forma que eles usaram para se adaptar a esse ambiente. Uma imagem na caverna Santana me impressionou muito, pois quando você olha o desenho formado parece Jesus Cristo. Mas, se observar de ponta cabeça, lembra o Diabo. A viagem foi muito legal".

Nos dias em que estiveram no Petar, os alunos participaram de diversas atividades e brincadeiras no alojamento, desfrutaram de algumas cachoeiras e, ao final, animados, relaxaram ao descer o Rio Petar de boia cross.

Compartilhe essa postagem
Mais notícias
WhatsApp