Notícias

Gincana 2019

Gincana 2019

Ensino Fundamental II

A Gincana do Ensino Fundamental II completa, neste ano, 28 anos. Todo esse tempo de permanência se justifica pela posição e importância que elas - Gincanas do Fundamental e Médio - ocupam dentro da Proposta Pedagógica do Colégio.
Sua riqueza educacional está, justamente, no potencial que tem de - através das atividades, tarefas e provas - contribuir para que o aluno aprimore seus conhecimentos, relacionamentos, sentimentos e sua sensibilidade solidária.
Dentre estas atividades, tivemos em 5 de outubro, dia da gincana do Ensino Fundamental II: apresentação musical, teatro, conhe-cimentos gerais (digital pelo ‘Quizz’) e dos Projetos Vida, show de equipe, festival de dança, corrida maluca, entre outras.
No encerramento das CLQuíadas também foram apre-sentadas algumas atividades da Gincana em que houve a participação e o envolvimento dos pais e famílias como a Teia colaborativa, Estátua viva, Interpretação de clipe musical, dentre outras provas.
Atividades como dama, xadrez e as provas sociais foram realizadas ao longo do ano. O total de arrecadação das equipes do Fundamental II foi de 1.363 kg de arroz, 713 kg de macarrão, 345 litros de óleo, 992 livros, 646 litros de leite e 712 brinquedos destinados a 13 instituições filantrópicas de Piracicaba. Foram arrecadados, ainda, mais de 100 kg de lacres que foram convertidos em duas cadeiras de rodas de banho, destinadas à Santa Casa.
Nesse ano, o evento teve uma prova inédita, chamada “Um gesto de solidariedade”, cujo propósito foi de estimular, cada vez mais, nos alunos, a sensibilidade solidária como parte do próprio ato de aprender, conhecer, viver e ser. Nesta tarefa, os alunos produziram um vídeo de até 5 minutos mostrando o trabalho de uma ou mais pessoas ligadas ao CLQ (funcionário, professor, coordenador, diretor, pais, irmãos, tios, avós) vivenciando um gesto de solidariedade.


A tarefa foi plenamente cumprida por todas as séries: o 6º ano entrevistou a auxiliar de limpeza Júlia que, com sua mãe, trouxeuram muitos lacres colaborando na aquisição das cadeiras de rodas de banho; o 7º ano entrevistou a orientadora educacional Borami, que, com os alunos coreanos, fizeram gorrinhos de crochê para serem doados para a Santa Casa; o 8º ano entrevistou o professor e diretor Fábio Torigoi que realizava trabalho voluntário com seu cachorro, no Projeto “Cãopanheiro”, no Hospital Fornecedores de Cana; e, o 9º ano entrevistou a aluna Sofia Torquetto que realizou trabalho voluntário semanal, durante o ano, no Centro de Reabilitação, nas aulas de atividades físicas.
Como podemos perceber, essas gincanas enriquecem o trabalho pedagógico-educacional do CLQ, auxiliando os alunos a adquirirem as autonomias intelectual, ético/moral, emocional/afetiva, enriquecidas pela sensibilidade solidária, despertando a consciência da alteridade como fonte de inspiração para fazermos frente a um dos maiores desafios vividos por todos, na atualidade: encontrar um sentido maior para a vida!

 

Compartilhe essa postagem
Mais notícias
WhatsApp