Diferenciais Curriculares

 

 

“O principal desafio deste novo século para os cientistas sociais, os cientistas da natureza e todas as pessoas será a construção de comunidades ecologicamente sustentáveis, organizadas de tal modo que suas tecnologias e instituições sociais e suas estruturas materiais e sociais não prejudiquem a capacidade intrínseca da natureza de sustentar a vida”

– Fritjof Capra.

Objetivo

Os Projetos Vida, desenvolvidos há mais de duas décadas pelo CLQ, buscam oferecer elementos para uma melhor compreensão dos problemas causados pelo atual desequilíbrio ecológico, cuja solução vem, cada vez mais, exigindo radicais mudanças no papel que devemos desempenhar no ecossistema planetário.

Baseando-nos na proposta pedagógica do Colégio CLQ, através da Ciência e Tecnologia buscamos a autonomia intelectual; trabalhando liberdade, responsabilidade e cooperação desenvolvemos a autonomia ética/moral e por fim, trabalhando arte, sentimentos e emoções,  procuramos potencializar a autonomia emocional.

Para alcançar esses objetivos, inúmeras atividades interdisciplinares são realizadas durante todo o ano, como palestras, vídeos, pesquisas, oficinas, fóruns de debates, trabalhos, experiências em laboratórios e estudos do meio. Os Projetos Vida procuram enfatizar as inter-relações entre os fenômenos naturais (meio ambiente), os fenômenos sociais (estrutura e relações sociais) e os fenômenos humanos, inter e intrasubjetivos.

As viagens pedagógicas possibilitam aos alunos, em contato com o meio, desenvolver conceitos, adquirir conhecimentos históricos, geográficos, artísticos, econômicos, biológicos e sociais, que serão incorporados ao seu patrimônio cultural e lhes permitirão agir sobre a natureza de forma mais consciente e construtiva.

 

História dos Projetos Vida

Desenvolvidos desde o ano de 1992, os Projetos Vida teve sua origem marcada pelas discussões do momento envolvendo a realização da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, também conhecida como Eco-92 ou  Rio 92. 

Naquele momento, teve início um projeto que, anos depois, daria origem aos Projetos Vida. Conhecido como “João de Barro”, o projeto inicial visava discutir questões ambientais com alunos da então 5ª série do Ensino Fundamental, sendo desenvolvido por meio de discussões teóricas em sala de aula e realização de trabalho de campo - estudo do meio - no Horto Florestal de Piracicaba. 

O sucesso obtido com o “João de Barro” foi tamanho que, nos anos seguintes, foi sendo introduzido nas demais séries do Ensino Fundamental até chegar no Ensino Médio. Com a característica de ser um projeto dinâmico e que se transformava a cada ano, aos poucos, novos temas foram sendo agregados às discussões, colaborando para uma transformação significativa de postura, concepção teórica e discussões em relação ao meio ambiente na comunidade do Colégio. Assim, a iniciativa passou a abordar temáticas que iam muito além da questão ambiental, mas que permitiam abordar transformações técnico-científicas e a maneira como elas redirecionavam a apropriação dos espaços pelas diversas sociedades. 

Assim, aquele projeto de Educação Ambiental mudou de nome e passou a ser chamado de  “Projetos Vida”, relacionando as ecologias natural, humana e social com objetivo de formar uma consciência humanitária, cooperativa e solidária. 

Atualmente, os Projetos Vida são desenvolvidos com alunos do 6º ano do Ensino Fundamental à 2ª série do Ensino Médio, abordando os mais diversos temas relacionados aos ecossistemas brasileiros, às relações sociais e ao conhecimento técnico-científico, sempre buscando reafirmar as relações de respeito e cooperação entre nossos alunos através de um trabalho transdisciplinar.

 

6º Ano

“Água e doce planeta”

O Projeto do 6º Ano do Ensino Fundamental é desenvolvido com o objetivo de auxiliar nossos alunos a compreenderem a importância da água no nosso planeta, principalmente a água doce, e de outras questões ambientais e de sustentabilidade. Além disso, explora o processo histórico de formação da nossa sociedade, em especial de Piracicaba e região. Dessa forma, os principais temas abordados nos Projetos Vida do 6º ano se relacionam  com o estudo das bacias hidrográficas do estado de São Paulo, em especial as bacias hidrográficas dos Rios Tietê e Piracicaba, a importância das fontes subterrâneas, a preservação das áreas de nascentes, a poluição dos recursos hídricos nas áreas urbanas e rurais, a formação da nossa sociedade local e sua relação com o Rio Piracicaba, bem como a diversidade cultural e os patrimônios materiais e imateriais da nossa região. 


7º Ano

"Patrimônios: história e biodiversidade"

No 7º ano do Ensino Fundamental, os Projetos Vida são desenvolvidos com o objetivo de proporcionar conhecimentos sobre os ecossistemas costeiros, as comunidades tradicionais caiçara e quilombola existentes no litoral norte paulista e sul fluminense, bem como o estudo da história e das artes do Brasil colonial. Para atingir tais objetivos, os principais temas abordados ao longo do Projeto envolvem o estudo dos  diversos ecossistemas costeiros, a história da ocupação e formação cultural das comunidades litorâneas, suas relações com o meio ambiente e as demais comunidades do entorno. Através de uma abordagem histórica que visa resgatar as relações sociais dessas comunidades tradicionais ao longo de um processo de formação da nossa sociedade, nosso objetivo é permitir uma imersão de nossos alunos na cultura da região e assim reforçarmos os ideais de respeito e cooperação entre os diferentes grupos étnico-culturais que formam a população brasileira. 


8º Ano

"O que Vale n(o) Ribeira"

O Projeto Vida do 8º ano do Ensino Fundamental propõe uma viagem aos ecossistemas das cavernas na Região do Vale do Ribeira, no sul do Estado de São Paulo, bem como uma análise aprofundada das questões sociais e ambientais dessa região dentro do contexto paulista e brasileiro. Para alcançarmos os objetivos propostos, os principais temas abordados ao longo do Projeto envolvem o estudo do maior remanescente da Mata Atlântica em território nacional e sua relação com o contexto histórico e econômico do Brasil, o processo de ocupação das terras paulistas e sua relação com os ciclos econômicos que permitiram o nosso desenvolvimento, o estudo dos processos que levam à formação de cavernas e espeleotemas e sua relação com a  humanidade ao longo da História, bem como o conhecimento sobre a fauna e flora cavernícola e os processos de adaptação dessas espécies ao ambiente em que estão inseridas. Aprofundando as discussões sobre as questões sociais e o uso e ocupação da terra no Vale do Ribeira, o Projeto do 8º ano propõe ainda uma análise sobre as diversas categorias das Unidades de Conservação e a questão da terra em relação aos povos nativos que habitam essas regiões. 


9º Ano

"Minas Gerais: uma viagem na nossa História"

Baseado no resgate de um período da História do Brasil e na história de vida do próprio adolescente, o Projeto Vida do 9º ano tem o objetivo de despertar o interesse de nossos alunos em relação à importância da preservação do nosso patrimônio histórico, cultural e artístico. Com uma viagem de estudo do meio às cidades históricas de Minas Gerais, pesquisas históricas, literárias, arquitetônicas e geográficas, bem como discussões provocadas por leituras, debates e seminários, é possível que o aluno estabeleça inúmeras reflexões sobre seus vínculos com o mundo, considerando as relações que tem consigo próprio, com o outro e com a natureza. Para que tais objetivos sejam alcançados, os principais temas abordados ao longo do Projeto envolvem os conhecimentos sobre a geologia e a geografia regional e sua relação com a principal atividade econômica desenvolvida e os impactos ambientais dela decorrentes, o contexto histórico de surgimento das cidades e as características da cultura mineira, o cotidiano das vilas mineradoras, a arquitetura colonial, a literatura, arte barroca e o rococó. 


1ª Série

"O Litoral Sul Paulista"

O Projeto Vida da 1ª série do Ensino Médio tem o objetivo de aprofundar conhecimentos em relação aos ecossistemas costeiros de uma forma mais técnica e científica, bem como propiciar uma imersão na história e na cultura dos povos que habitam as cidades do litoral sul do Estado de São Paulo.  Visando inspirar o desenvolvimento de práticas sustentáveis, nossos alunos são levados a pensar a relação das diversas sociedades locais com o meio em que habitam por meio de uma análise crítica sobre o conceito de desenvolvimento econômico e social. Para que tais objetivos sejam alcançados, os principais temas abordados neste projeto envolvem as características naturais das áreas de manguezais, costões rochosos, praias, restingas e dunas em um ambiente de estuário com inúmeras ilhas de origem fluviomarinhas,  as relações ecológicas entre esses diversos ambientes e a dinâmica natural que levam à sua formação, bem como a necessidade de preservação dessas áreas e os seus aspectos históricos e culturais. 


2ª Série

"Cerrado: biodiversidade e sustentabilidade"

Na 2ª série do Ensino Médio, o Projeto Vida aborda  o processo de ocupação e transformação do segundo maior ecossistema brasileiro, que ao longo da história, foi severamente devastado pelo avanço do agronegócio e da expansão das cidades. Enfatizando a importância desse ecossistema para a manutenção dos recursos hídricos dentro do contexto nacional e sulamericano, as discussões nesta série visam despertar o interesse de nossos alunos pela savana brasileira através de uma abordagem que vai muito além da análise ambiental, mas que abrange uma leitura da formação cultural e das tradições dos povos que habitam esse território. Dessa forma, os principais temas abordados ao longo do projeto se relacionam com as características fitogeográficas e os processos de adaptação da flora e da fauna às características do meio abiótico, os desafios do agronegócio e os principais impactos ambientais a ele associados, a história de ocupação do território e o processo de formação cultural dos povos do interior brasileiro e sua contribuição para a construção de nossa identidade nacional.


Oficinas

Praticadas dentro das atividades dos Projetos Vida, as oficinas envolvem atividades de criação e artesanato que buscam desenvolver competências e habilidades, despertando a sensibilidade e a capacidade de perceber sensações, garantindo aos nossos alunos a possibilidade de trabalhar suas emoções e ampliar a capacidade de se relacionar, conhecer e respeitar o outro. Em consonância com a Base Nacional Curricular Comum (BNCC), as oficinas desenvolvidas do Ensino Fundamental ao Ensino Médio contemplam as seis dimensões do conhecimento: a criação, a crítica, a estesia, a expressão, a fruição e a reflexão, sempre buscando relacionar o conhecimento científico às artes visuais, à música e ao teatro nesse despertar para o sentido da vida e a importância do conhecimento.

 

 
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