Diferenciais Curriculares

“O principal desafio deste novo século para os cientistas sociais, os cientistas da natureza e todas as pessoas será a construção de comunidades ecologicamente sustentáveis, organizadas de tal modo que suas tecnologias e instituições sociais e suas estruturas materiais e sociais não prejudiquem a capacidade intrínseca da natureza de sustentar a vida”

– Fritjof Capra.

Os Projetos Vida, desenvolvidos há duas décadas pelo CLQ, buscam oferecer elementos para uma melhor compreensão dos problemas causados pelo atual desequilíbrio ecológico, cuja solução vem, cada vez mais, exigindo radicais mudanças no papel que devemos desempenhar no ecossistema planetário.

Baseando-nos na proposta pedagógica do Colégio CLQ, através da Ciência e Tecnologia buscamos a autonomia intelectual; trabalhando liberdade, responsabilidade e cooperação desenvolvemos a autonomia ética/moral e por fim, trabalhando arte, sentimentos e emoções,  procuramos potencializar a autonomia emocional.

Para alcançar esses objetivos, inúmeras atividades interdisciplinares são realizadas durante todo o ano, como palestras, vídeos, pesquisas, oficinas, fóruns de debates, trabalhos, experiências em laboratórios e estudos do meio. Os Projetos Vida procuram enfatizar as inter-relações entre os fenômenos naturais (meio ambiente), os fenômenos sociais (estrutura e relações sociais) e os fenômenos humanos, inter e intrasubjetivos.

As viagens pedagógicas possibilitam aos alunos, em contato com o meio, desenvolver conceitos, adquirir conhecimentos históricos, geográficos, artísticos, econômicos, biológicos e sociais, que serão incorporados ao seu patrimônio cultural e lhes permitirão agir sobre a natureza de forma mais consciente e construtiva.

6º Ano

“Água doce no planeta”

No estudo sobre a água doce do planeta, os alunos observam as bacias hidrográficas de nossa região, comparando cursos de água totalmente preservados com outros muito degradados. Visitam locais onde podem fazer observações, conhecer o funcionamento de uma hidrelétrica, de uma eclusa e as possibilidades de uso da água como transporte, por exemplo, bem como conhecer a importância histórica dos rios Tietê e Piracicaba. Durante o projeto são convidados a pensar sobre o descaso com o ambiente o que os induz a propor práticas possíveis na tentativa de preservá-lo e melhorar a qualidade de vida no planeta.


7º Ano

“Ecossistemas costeiros”

O sétimo ano visita Paraty, Saco do Mamanguá e Ubatuba. Essa região permite um estudo de ecossistemas costeiros como praias, manguezais, mata atlântica, mata de restinga e costão rochoso com sua flora a fauna características, além de fazer uma viagem na história do Brasil colonial pelas encantadoras ruas do centro histórico de Paraty.


8º Ano

“Ecossistemas das cavernas”

As atividades do 8º ano são realizadas no Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira (PETAR), em função de o mesmo estar localizado em uma das áreas onde se encontram os mais preservados trechos da Mata Atlântica em todo o território nacional, bem como umas das maiores concentrações de cavernas de todo o país, com riquíssimos exemplares de espeleotemas e espécies da flora cavernícola. Além disso, a região oferece ainda a possibilidade de trabalhar questões importantes relacionadas aos aspectos sociais do Vale do Ribeira, como a luta pela posse da terra, a presença de comunidades remanescentes de quilombos, tribos indígenas que ainda habitam essa região e a degradação do meio por atividades econômicas que remontam ao período colonial.


9º Ano

“Uma viagem pela história”

Baseado no resgate de um período da História do Brasil e na história de vida do próprio adolescente, o projeto do 9º ano tem por objetivo que os alunos tomem ciência da importância da preservação do patrimônio histórico, cultural e artístico. Com uma viagem de estudo do meio às cidades históricas de Minas Gerais, pesquisas históricas, literárias, arquitetônicas e geográficas, bem como discussões provocadas por leituras, debates e seminários, é possível que o aluno estabeleça inúmeras reflexões sobre seus vínculos com o mundo, considerando as relações que tem consigo próprio, com o outro e com a natureza.


1ª Série

“Geomorfologia costeira e biologia marinha”

Cananéia e Ilha do Cardoso estão localizadas no Litoral Sul do Estado de São Paulo  e fazem parte de um complexo de estuário composto por inúmeras ilhas fluviomarinhas, que  permitem um estudo aprofundado da geomorfologia litorânea e de todo seu dinamismo, além de levar a um melhor entendimento das transformações decorrentes do processo de ocupação ao longo da história no ambiente costeiro.


2ª Série

“Cerrado”

O projeto tem a finalidade de propiciar aos alunos conhecimentos mais aprofundados a respeito do segundo maior ecossistema brasileiro que vem sendo bastante devastado em função das práticas agrícolas e pecuária. A área escolhida para estudo do meio se localiza no município de São João Batista do Glória, em Minas Gerais.


Oficinas

No Colégio CLQ os alunos do Fundamental II e Ensino Médio têm à sua disposição uma gama de atividades transdisciplinares, oferecidas, por meio dos Projetos Vida, de forma opcional, como, visitas a museus e exposições em outras cidades, além da oportunidade de participar de oficinas, entre elas, Xadrez, Artesanato, Jogos, Fotografia, Filosofia, Esportes, Desafios Matemáticos.