Notícias

Estudo do Meio em Salto, Itu e Porto Feliz

Estudo do Meio em Salto, Itu e Porto Feliz

Salto, Itu e Porto Feliz foram os locais que os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental, por meio dos Projetos Vida, visitaram, no dia 28 de março, a fim de observar, em especial, as condições da água do Rio Tietê na região. Além disso, os estudantes obtiveram informações interessantes sobre aspectos históricos e geográficos dessas cidades.
Primeiramente, em Salto, observaram a poluição marcante do Rio Tietê, com espuma que encobre as águas, causada pela baixa vazão da água e pela presença de esgoto doméstico não tratado, que dificulta a decomposição de detergentes e de outros reagentes.
Visitaram, ainda, o Memorial do Tietê, local que armazena não só as informações naturais do Rio, como características geográficas, extensão, qualidade da água, curso do leito, como também os aspectos econômicos a ele ligados.
No Parque de Lavras, durante caminhada por sua extensa área verde, os alunos observaram a vegetação e presenciaram uma análise do Rio Tietê, observando a oxigenação, a cor, a presença de matérias orgânicas e químicas. Além disso, conheceram o relógio solar e um conjunto de edificação recuperado, utilizado, atualmente, como área cultural.
No Parque do Varvito, em Itu, observaram o monumento geológico formado por rochas milenares e aprenderam sobre os registros, as evidências de acontecimentos passados, que suas lâminas guardam.
Já em Porto Feliz, estudaram aspectos históricos do Rio Tietê ao visitar o Parque das Monções, localizado na região do antigo porto, usado nos séculos XVI e XVII para as expedições fluviais dos Bandeirantes. Viram, ainda, o Paredão Salitroso (rocha sedimentar formada por calcário, arenito e salitre), a Gruta Senhora de Lourdes e o Monumento das Monções.
Os alunos Guilherme Guimarães Lopes, do 6º A, e Thales Batista Oliveira, do 6º C, contaram que a viagem foi bem interessante: “Vimos fósseis, animais. Aprendemos muito sobre geologia, sobre a história dos Bandeirantes e das Entradas. Foi muito triste ver a poluição do Rio Tietê nesse local. Falaram sobre a importância da água em nosso cotidiano e os cuidados para não poluir nossos rios e preservar a qualidade da água e também sobre o uso racional dela, já que ela é essencial para o meio ambiente e para nossas vidas”.

 

Compartilhe essa postagem
Mais notícias
WhatsApp