Notícias

Redes Sociais em Debate

Redes Sociais em Debate

Estamos na era digital, marcada, em especial, pelo dinamismo e pela facilidade de comunicação, com grande fluxo de informações instantâneas, já que em tempo real. Essa comunicação dinâmica habita as redes sociais, utilizadas para as pessoas compartilharem informações, ideias e ideais, acontecimentos e interesses, com outros usuários em qualquer lugar do mundo. Se, por um lado, as redes sociais oferecem, como vantagens, a proximidade de usuários fisicamente distantes, a facilidade de comunicação, a possibilidade de compartilhar conhecimentos e acontecimentos e de fazer novos amigos, sem custo, por outro, ela expõe as pessoas, invade-lhes a privacidade e coloca os dados pessoais e as fotos à mercê de pessoas mal intencionadas e até de criminosos.

Nessa direção, os mais influenciados pelas redes sociais são os adolescentes, embora, nos últimos anos, os adultos também estejam desfrutando desse entretenimento, pela oportunidade que oferecem de reencontrar amigos, de divulgar seus trabalhos e até de encontrar empregos.

Para que os alunos tenham uma visão mais crítica sobre esses ambientes de comunicação, vem-se desenvolvendo um projeto multidisciplinar com os alunos do 9º ano, direcionado à identificação dos aspectos positivos e negativos das redes sociais. Os alunos, após pesquisar as opiniões de seus familiares, reuniram-se no dia 7 de abril para um debate, sob a coordenação do professor José Daniel, de História: um grupo defendia os pontos positivos e o outro, os negativos das redes sociais. Após o debate, nas aulas de LPT, com a professora Olga, os alunos farão uma redação com esse tema e com os conteúdos desenvolvidos nas aulas, nas pesquisas e no debate. Em Informática, com a professora Renata, os alunos, utilizando o Portal Educacional, estão participando de um fórum que possibilita o debate e a troca de informações sobre o assunto com outros alunos da mesma faixa etária.

Os resultados já podem ser percebidos: os discentes vêm mudando sua visão sobre atitudes, sobre cuidados dos pais, antes considerados exageros dos adultos, em relação à segurança nas redes, como a exposição demasiada e a falsa ideia de segurança que o mundo virtual propicia.

O Projeto envolverá diversas atividades que, além de ampliar o conhecimentos sobre as redes sociais, tem, como principal objetivo, a utilização sadia e consciente desses ambientes de comunicação. 

Compartilhe essa postagem
Mais notícias
WhatsApp