Notícias

Estudo do Rio Tietê em Salto, Itu e Porto Feliz

Estudo do Rio Tietê em Salto, Itu e Porto Feliz

Abrindo as viagens de estudo dos Projetos Vida 2015, os alunos do 6º ano visitaram, no dia 1º de abril, as cidades de Salto, Itu e Porto Feliz, no intuito de explorar os aspectos geográficos e históricos do Rio Tietê.

Em Salto, estiveram no Memorial do Rio Tietê, museu onde se abordam os aspectos naturais do rio, além de sua utilização econômica. Lá, conheceram a nascente do rio e sua desembocadura, os lugares por onde passa e como ele é aproveitado economicamente. Aprenderam sobre a Usina Hidrelétrica, de barragem, que visa à irrigação agrícola, à captação de água e também ao lazer. Ainda em Salto, estiveram no Parque de Lavras, com mata de transição (da Mata Atlântica e cerrado), local que abriga a Usina Hidrelétrica de Lavras, um marco da industrialização paulista, por ser a segunda hidrelétrica do estado de São Paulo. Embora desativada, os alunos puderam conhecer como era o seu funcionamento. No Parque, conheceram aspectos do granito, rocha magmática, e também da vegetação e do relevo regionais.

Em seguida, na cidade de Itu, visitaram o Parque do Varvito, caracterizado pela presença de monumentos geológicos, formados, durante o período de glaciação, por uma rocha sedimentar única, conhecida como ''varvito'', composta pela sucessão repetitiva de lâminas ou camadas, cada uma delas depositada durante o intervalo de um ano. Segundo os geólogos, essas formações são a evidência de que a região abrigou imensas geleiras, há 280 milhões de anos. Nesse contexto, os alunos inteiraram-se de todo o processo de formação do varvito.

Finalizaram a viagem em Porto Feliz, local onde estudaram aspectos históricos do Rio Tietê, pois era o caminho que levava os Bandeirantes ao sertão paulista, áreas da região ainda não exploradas, onde poderiam encontrar ouro, ou indígenas como mão de obra escrava para a lavoura. Estiveram no local de onde partiam essas monções. Viram, também, outro tipo de rocha sedimentar na região, que forma o paredão salitroso, com vários tipos de rocha, como o calcário, o arenito e o salitre.

A viagem foi interessante para complementar os conteúdos desenvolvidos em sala de aula nas disciplinas de Geografia e História, e em especial, sobre a importância do Rio Tietê, tanto no cenário regional como no estadual, nos aspectos histórico, geográfico, econômico, ambiental e turístico. Os professores Angela Costola, de Geografia, e Daniel de Sousa (Sorriso), de História acompanharam os alunos.

Por se tratar da primeira viagem de estudo dos alunos dessa série, além de constituir ocasião de aprendizado, por meio do conhecimento histórico e geográfico dos lugares visitados, que relacionaram aos conteúdos vistos na sala de aula, foi também um rico exercício de socialização entre os alunos, os professores e a comunidade.

Compartilhe essa postagem
Mais notícias
WhatsApp