Notícias

Com criatividade, alunos comemoram o Dia da Poesia

Com criatividade, alunos comemoram o Dia da Poesia

Quatorze de março é o dia Nacional da Poesia, data que homenageia um dos maiores poetas brasileiros, Antônio Frederico de Castro Alves, nascido nesse dia, no ano de 1847.

Diversos eventos homenageiam esse dia pelo país, celebrando uma das expressões artísticas mais populares e rememorando nossos grandes poetas. No CLQ, não foi diferente. Os alunos do 9º ano, durante uma etapa de aulas do mês de março, trabalharam, na disciplina de LPT, com a professora Olga, com poesia, especialmente a visual (não a leitura linear, mas a associada à imagem, ou à forma como as palavras são colocadas, que constroem sentido) e outras formas poéticas, além da tradicional.

Fizeram várias leituras e interpretações e participaram de atividades, como poesia de lombada, que consiste em empilhar vários livros, de maneira que, com o empilhamento, os títulos das lombadas criem um sentido poético. O resultado foi fotografado e exposto para a apreciação de todos no Colégio. Leram também o livro “Poesia faz pensar”, organizado por Carlos

Felipe Moisés e dividido em capítulos temáticos, com obras de poetas renomados nacionais e internacionais, antigos e atuais. Cada equipe ficou responsável por fazer o resumo de um capítulo e de apresentá-lo à classe. Escolheram, ainda, um dos poetas abordados no capítulo de estudo para montar um cartaz com informações pontuais sobre o selecionado. Os cartazes também foram expostos na semana da Poesia.

Em conjunto com a disciplina de Tecnologia da Informação, os educandos construíram poesia visual, com a associação entre palavras e imagens que animaram o poema. Outro ponto alto dessa semana foi o assalto poético, realizado no dia 13 de março, formado pelos mesmos grupos que trabalharam o livro. Escolheram um poema e invadiram os diversos espaços do Colégio para declamá-lo. Para isso, utilizaram o bordão «Ouvidos ao alto! Isto é um assalto poético!» Assim, ousaram na criatividade. Caracterizados, invadiram setores administrativos, salas de aulas, corredores. O envolvimento e a empolgação dos alunos fizeram com que percebessem que a poesia pode surpreender, sensibilizando as pessoas, trazendo alegria, reflexões e prazer. “Foi um momento muito bonito, todos estavam com suas energias voltadas para a poesia”, comentou a professora.

“Achei bem legal esse estudo e bastante interativo. Fiz o papel de José, do Poema de Drummond, no assalto poético. Com essa experiência, pude perceber que as pessoas não são muito conectadas à poesia e esse trabalho da professora Olga foi muito bom, pois pudemos intervir para conectar as pessoas aos poemas. Eu também não era muito ligado, mas após os trabalhos que fizemos, passei a valorizar muito a poesia. Durante nossa intervenção, as pessoas ficaram surpresas, pois foi inesperado. Após declamar e interpretar o poema, percebia que as pessoas tinham gostado. Eu não lia textos poéticos, mas, a partir de agora, os verei com outros olhos”, contou o aluno Felipe Azank dos Santos.

Nesse mesmo dia, o professor de Literatura, Bartolomeu, o popular Bartô, fez uma intervenção na tenda do Colégio, falando da importância da poesia e declamando algumas de grandes poetas para os alunos.

Compartilhe essa postagem
Mais notícias
WhatsApp