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Estudo da Água em Brotas

Estudo da Água em Brotas

A cidade de Brotas constitui local interessante de observação aos alunos do 6º ano, que vêm estudando a água doce do planeta e as bacias hidrográficas da região. Nesse sentido, para aprofundar os conhecimentos e observar o rio Tietê e seu afluente Jacaré Pepira, visitaram a cidade no dia 29 de abril, acompanhados pelos professores Ângela Costola, de Geografia, Leila Gomes, de Educação Física e Wanda Chuairi, Orientadora Educacional.

Divididos em grupos, os alunos envolveram-se em três atividades de observação, pesquisa e estudo, desenvolvidas com muita interatividade e animação. Uma delas foi construir uma jangada para navegar na represa do Jacaré Pepira. Orientados por monitores do local, os grupos tiveram de programar-se, elaborar uma estratégia e vencer o desafio de construir uma jangada que pudesse ser utilizada por um outro grupo para navegar na represa. Vale salientar que, após essa atividade, participaram de uma palestra, momento em que receberam importantes informações sobre o rio Jacaré Pepira, que nasce no centro do estado e desemboca no Tietê, sendo o rio mais limpo do estado de São Paulo, já que nenhum tipo de esgoto é, nele, lançado.

“Observamos o rio Jacaré Pepira e percebemos que ele é muito limpo, comparado ao rio Tietê que visitamos nas cidades de Itu, Salto e Porto Feliz. Estamos mais conscientes ainda da importância de preservar a água pois é uma fonte que não pode se multiplicar e dependemos dela para viver. Embora já tivéssemos uma noção de que a água pode acabar, agora estamos vendo os rios e muitas ações que os prejudicam e passamos a nos preocupar mais para que ela nunca se esgote. Antes, esbanjavamos água, agora estamos tendo mais cuidado, como banho rápido, fechar torneiras na escovação de dentes e economizar em tudo que podemos”, comentaram os alunos Frederico Issac Grandi, do 6º ano A, Ian Stolf Nascimento, do 6º B, e Vanessa Sakuri, do 6º C. “Gostei muito da atividade da jangada que envolveu responsabilidade e confiança, pois um grupo navega com a jangada construída por outro grupo e tem de confiar no que a outra equipe fez”, disse Vanessa.

Outra tarefa versou sobre cartografia. Inicialmente, os alunos assistiram uma aula sobre leitura de mapas e uso da bússola e depois, participaram de uma atividade prática. Receberam um mapa com marcas de 4 pontos de controle (PC) para localizar na mata, orientando-se pela bússola. Durante a busca dos pontos, os monitores tiraram dúvidas e mostraram ponto interessante para se observar no caminho. “Aprendemos também como é feito um mapa e como podemos nos localizar através dele”, contou Frederico.

Participaram ainda de uma trilha que os levava à cachoeira São Sebastião, também no rio Jacaré Pepira. “No caminho da trilha, observamos os sons produzidos na mata, os insetos e seus sons e a vegetação e o solo do local. Na cachoeira, nadamos um pouco e depois voltamos”, contou Ian. Ao chegar à cachoeira, viram a formação rochosa, de basalto, já que a região é de cuestas basálticas. Voltando da trilha, aprenderam sobre mata primária, mata secundária, o relevo de cuestas, sua formação, quando puderam sanar dúvidas.

“Estamos gostando muito das viagens”, comentaram os alunos, “a gente interage com o ambiente e, ao mesmo tempo, aprende e estuda. Por exemplo, na viagem a Brotas, quando estivemos na cachoeira, nos divertimos e aprendemos tudo sobre o local e isso é muito interessante. É diferente de quando viajamos com nossas famílias pois o foco é o passeio e não estudar o local. As viagens são muito legais e divertidas e aprendemos muito. Elas permitem que a gente aprenda vendo e interagindo com o ambiente, o que é mais interessante e prazeroso”, completaram eles. Finalizando o passeio, deliciaram-se em uma pizzaria

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