Notícias

Contos de Fadas levam alunos do 1º ano à Biblioteca Municipal

Contos de Fadas levam alunos do 1º ano à Biblioteca Municipal

Os contos de fadas despertam muito fascínio e curiosidade nas crianças, porque, além do encantamento das histórias, as tramas contribuem para que os educandos entendam melhor o mundo em que vivem, por meio da “viagem” a outros universos possíveis e imaginários, embora com impasses, conflitos e soluções de problemas muito humanos, vividos tanto pelos protagonistas das histórias, quanto pelos leitores. Essa é uma das razões pelas quais o Projeto Transformação, desenvolvido com o 1º ano do Ensino Fundamental, vem explorando os contos de fadas.


Em seu ambiente, introduzem-se as crianças no universo das histórias mais conhecidas, as personagens e suas características, por meio de uma viagem histórica pelo conto de fadas. Nesse divertido estudo, inventaram uma narrativa sobre algumas crianças, presas em uma biblioteca. Para libertá-las, teriam de buscar personagens que se transformassem. Os primeiros foram os super-heróis, seguidos por Aladim e, depois, pelo Sapo que virou Príncipe, livros que haviam ido, em 11 e 12 abril, buscar na Biblioteca Municipal de Piracicaba.


Na ocasião, as crianças foram muito bem recepcionadas pelas monitoras. Conheceram a história da biblioteca, como ela é organizada, como se catalogam os livros; também visitaram um importante acervo, os “livros vovôs”, nome carinhoso, dado pelas bibliotecárias, aos volumes mais antigos. Além disso, visitaram um grande cofre, que abriga os livros mais “preciosos”. Durante o passeio, manusearam livros infantis, puderam fazer leitura e ouviram duas interessantes histórias, contadas pelas monitoras, a do “Chico Bento”, de Maurício de Sousa, e “Nós”, de Eva Furnari.


“Vi que os livros ficam arrumados; o que mais gostei de ver foi um cofre com livros muitos antigos, de mil novecentos e não sei quando. Assistimos, também, a duas peças de teatro (contação de história)”, comentou Antônio de Freitas Machado Riberal, do 1º B. “Gostei muito quando elas contaram histórias e depois de ler um livro sobre a mesa para a gente escolher. Vi que o espaço tem bastantes livros, guardados bem certinhos nas estantes”, contou Laís Melo Oliveira, do 1º A.


O final da visita reservou grande surpresa... a caixa-baú dos alunos do CLQ foi deixada lá por um “homenzinho verde”. Ela estava cheia de meleca, verde também, e dentro o livro “O Príncipe que virou sapo”, novo conto em exploração por esses alunos.

Compartilhe essa postagem
Mais notícias
WhatsApp