Notícias

Pais brincam com os filhos nas Aulas Abertas

Pais brincam com os filhos nas Aulas Abertas

Entre os dias 9 e 11 de junho, a Educação Infantil do CLQ abriu as portas das salas de aula para que os pais pudessem compartilhar um momento único com seus filhos. Trata-se do projeto Aulas Abertas, cujo principal objetivo é acolher os familiares para conhecerem, de forma mais concreta, o dia a dia da criança na escola e, na prática, os processos de aprendizagem. Assim, pais e filhos do G1 ao G5 interagiram durante duas aulas: de música, com a professora Nádia, e de Arte, com a professora do Grupo. Por meio dessa vivência, os pais, que abdicaram de seus outros afazeres, puderam ver e valorizar momentos de aprendizagem, observando como a criança se relaciona com o grupo, com a professora e também como participa das atividades propostas.

Por outro lado, a presença dos pais no ambiente escolar é também muito positiva para a criança, pois percebe que essas pessoas queridas legitimam a escola como espaço confiável, que contribui para a busca do conhecimento. Esses três dias proporcionaram momentos surpreendentes e mágicos. Os pais, por instantes, voltaram à infância e, com os filhos, envolveram-se nas atividades, com alegria, no convívio e na parceria com o ambiente escolar.

Israel e Fernanda, pais de Marina, G2 e Helena, G5 : “Acho muito importante essa interação entre os pais e as crianças no ambiente da escola. É também uma oportunidade para que nós, pais, tenhamos acesso ao que eles estão aprendendo. Estou achando muito importante participar” disse Israel. “Está sendo muito legal e isso faz muita diferença, pois estamos presenciando como eles estão empolgados e como gostam das aulas. Muito bom”, completou Fernanda.

“Essa proposta da escola de abrir espaço para os pais para participarem de um dia de atividade é muito boa. Primeiro, porque a gente deixa eles aqui na porta, imagina o que eles fazem e, dessa forma, podemos ver. Segundo, que acho importante, tanto para a gente como para eles, terem os pais mais próximos do ambiente escolar. Isso faz com que a criança estabeleça um vínculo maior com a escola. É uma oportunidade incrível e parabenizo essa iniciativa, que vem de forma despojada, na qual a criança se expressa. Penso que a educação se deve construir na integração entre a escola e a família“ comentou Daniele, que se divertiu com as pinturas de sua filha, Joana, do G1.

Compartilhe essa postagem
Mais notícias
WhatsApp