Notícias

Olhos de quê?

Olhos de quê?

Educação Infantil

Desenhar faz parte do cotidiano das crianças. Para aguçar a imaginação e a experimentação da criança, a interferência de imagens ou de outros materiais, como barbante, palitos, tecidos, formas geométricas para compor a imagem é importante, pois cria possibilidades para a criança apropriar-se, dialogar e pensar em soluções para a nova imagem. As interferências mudam o percurso criador da criança ao exigir reflexões, escolhas e avanços em seus desenhos.
Após conhecerem obras da coleção "Olhos da Mata" do artista Geraldo Cruz, inspirada no olhar perplexo dos habitantes da floresta que observam impotentes as ações do homem, que destrói a natureza, o ambiente e a própria vida, as crianças foram convidadas a escolher o de sua preferência para observar e identificar a qual animal pertencia. Surgiram as primeiras indagações "Esse é o olho de um cavalo", "Esse é de uma pantera, um felino". "Como vamos desenhar?" Assim, despertaram para a busca de imagens que auxiliassem na produção de seus desenhos e também reflexões de como seriam esses animais.
Como facilitador para as buscas, recorreram aos recursos digitais e chromebooks foram disponibilizados. Empolgados, mostravam as imagens encontradas e comentavam sobre elas. "O animal está de lado. Veja, aparece só um olho". Assim, as crianças foram descobrindo algumas características desses animais e a melhor maneira de desenhar o objeto de sua pesquisa. O resultado dessa proposta foi surpreendente, além das crianças terem adorado a atividade.

 

Compartilhe essa postagem
Mais notícias
WhatsApp