Notícias

Mostra de Trabalhos dos Projetos Vida

Mostra de Trabalhos dos Projetos Vida

Uma mostra dos trabalhos realizados no decorrer do ano, por meio de atividades interdisciplinares suscitadas pelos temas estudados no Projetos Vida, marcou o encerramento dos Projetos em 2014. O evento, realizado no dia 05 de novembro no Ginásio de Esportes do CLQ, que reuniu alunos, familiares, professores e coordenadores, constitui boa oportunidade de os pais conhecerem parte das atividades desenvolvidas pelos projetos.

A coordenadora do Ensino Fundamental II, Maria Izabel Peixoto Olivetti, falou da importância dos projetos e dos diversos aspectos desenvolvidos por meio deles "Trabalhamos abordando os aspectos: científico, através dos conteúdos estudados, social, com destaque na Gincana, e emocional e artístico, mais intensamente, por meio da arte, da música e da poesia, fazendo os sentimentos aflorarem.“

As produções expostas envolveram gêneros textuais diferentes, com ênfase, no Ensino Médio, aos relatos, compartilhados com a mais pura emoção. Esses sentimentos puderam ser vivenciados ao apreciarem a mostra da produção artística.

Antes de abrir a exposição, os presentes puderam ver apresentações dos alunos. Um grupo do 6º ano interpretou duas músicas Água Corrente, de autoria do aluno Gilberto Athie Saito, e Planeta Água, de Guilherme Arantes. Os alunos foram dirigidos pela professora Gisele Vicino.

Os alunos do 8º ano fizeram uma apresentação sobre o mundo das cavernas, tema do Projeto Vida nessa série. Os do 9º ano apresentaram uma releitura da obra barroca de Narciso de Caravaggio.

A 1º série do Ensino Médio mostrou um vídeo com propaganda de cunho social, produzido após pesquisa com pessoas que migraram de outras regiões do país. Esse trabalho foi dirigido pela professora Ingrid Bôer.

Os alunos da 2ª série mostrara um apelo do povo nordestino, em forma de música, produzido por eles sob a orientação dos professores Valdir e Gisele, durante a oficina Cantando Vidas Secas, após leitura e estudo da conhecidíssima obra homônima do escritor alagoano Graciliano Ramos.

Finalizando as apresentações, todos puderam assistir ao vídeo com momentos das viagens de cada turma. Posteriormente, todos visitaram a exposição e apreciaram os belíssimos trabalhos produzidos pelos alunos.

---------------------------

Lilian G. N. Santini, mãe Giovana N. Santini, da 1ª série do Ensino Médio relatou: "O CLQ envolve os alunos de forma tão diferente, que acrescenta cultura ao conhecimento escolar. Isso traz um certo crescimento na vida deles; de fato, conseguem transportar, para o dia a dia, a vivência que eles têm na escola", e acrescentou "A interdisciplinaridade que acontece no projeto, no qual a gente consegue enxergar várias disciplinas relacionadas, é maravilhosa!"

"Vejo que os projetos me acrescentam cultura e conhecimento. As oficinas, os seminários, as viagens, mesmo que eu não tenha participado, mas sobre os quais fico sabendo de tudo, são experiências grandes que ajudam porque, no dia a dia, a gente vê que conhece aquilo por causa do Colégio", disse Giovana.

 

Marcelo Ventosa, pai de Helena Miranda Ventosa, do 7º ano:"Sinto que o projeto envolve um aprendizado, não somente teórico, mas também em campo. Isso é muito bom, porque percebo o desenvolvimento dela nesses dois anos de participação."

Helena: "É uma experiência nova, pois a gente vivencia, na prática, o que está aprendendo na aula."

 

Felipe Clemente Gonçalves, da 2ª série do Ensino Médio, que estuda no CLQ desde o 9º ano: "Quando eu estudava em outra escola, nunca vi nada parecido. Acho que o projeto fornece-nos várias informações importantes sobre o Brasil, muitas delas sem destaque no dia a dia. Como exemplo, a importância do Cerrado, que se vem destruindo por queimadas. Após participar dos projetos, muda nossa visão de várias coisas, passamos a observar e a nos preocupar com o Nordeste, com a vegetação. Esse contato faz a gente pensar de forma diferente, o que vamos levar para nossas vidas. Nesse projeto, as viagens são muito interessantes e divertidas!"

Compartilhe essa postagem
Mais notícias
WhatsApp