Notícias

Gincana, uma atividade que educa e diverte

Gincana, uma atividade que educa e diverte

A Gincana muda o clima do CLQ: a alegria dos alunos, seu envolvimento com os ensaios, as correrias de última hora para cumprir, da melhor forma, as tarefas, de fato, contagiam a todos. Quando, finalmente, chega o dia, vive-se uma grande festa: corredores, salas, banheiros viram camarotes onde os alunos se caracterizam para cumprir as provas artísticas, enquanto outros se aquecem para competir nas atividades esportivas, ou para animar a torcida, ou mesmo apenas para achar um bom local para acompanhar as provas e as apresentações. Mas não só os alunos; professores e funcionários também buscam um intervalo, um tempinho para espiar as belas atrações e as divertidas provas.
Realizada no dia 11 de maio, pelo 26º ano consecutivo, a riqueza da gincana reside no seu potencial de, por meio de atividades, tarefas e provas, contribuir para que o aluno exercite as inteligências múltiplas, adquira a autonomia intelectual, a ético-moral e a emocional/afetiva, além de desenvolver a sensibilidade solidária através do trabalho voluntário.
As provas envolvem atividades pedagógicas, culturais, artísticas, recreativas e sociais. Entre outros objetivos, ela visa a ampliar o conhecimento e a integração entre os alunos e as séries, bem como a estimular a cooperação e a solidariedade através do auxílio à entidades sociais. Como exemplos de tarefas, temos “Conhecimentos Gerais”, que demanda que os alunos respondam a perguntas sobre temas da atualidade; “Qual é a Música”, que desafia os bons ouvidos e os conhecedores de música; “Apresentação de peça teatral”, em que se dramatizam crônicas estudadas em LPT, com muita criatividade, comunicação e interpretação dos conteúdos. O mesmo acontece com a tarefa de “História em Quadrinhos”: devem apresentar um série de quadrinhos em tom cômico; neste ano, trabalhou-se o tema a “Crise Política”. Além dessas, uma prova de Desenho também faz com que a equipe revele os seus talentos.
Já as provas esportivas, como “Cabo de Guerra”, “Bicilesma”, “Chute a gol”, “Corrida da minhoca”, estimulam a adrenalina e divertem a todos. Alguns dias antes da gincana, ocorreu o “Festival de Música”, quando as bandas formadas pelas turmas, com afinação, arranjo, harmonia apresentaram músicas de vários estilos: eruditas, internacionais e brasileiras, como samba, chorinho, forró, frevo, sertanejo, rock...
Também as provas que envolveram dança em equipe, ou em casais, levaram o público ao delírio com a “Interpretação de Videoclipe Musical”, um verdadeiro show de dança, com coreografia e figurinos preparados com capricho. Assim também, o “Festival de Dança de Salão”, quando casais dançam ritmos diferentes, e o “Show de Encerramento em Equipe”, quando extravasam criatividade e alegria.
Assistir a uma gincana e dela participar constitui processo de renovação das energias de todos, não somente pelas belas apresentações, mas também pelo show que os alunos dão à parte, por meio da prova social (veja box).
Os alunos Peter Meirelles Schlossman e Marina Botequio de Moraes, da 3ª série do E.M, que sempre participaram ativamente das gincanas, inclusive como coordenadores de equipe, despediram-se, neste ano, dessas atividades. Em conversa com o Notícias do CLQ, contaram ser "muito gratificante ver os resultados de uma dança, de uma apresentação e perceber que nosso esforço nos bastidores foi recompensado”. “O bacana da gincana é que tudo é feito por nós, alunos, para os alunos, sem a ajuda de um profissional de dança, por exemplo”, disse Peter.
“As atividades da gincana possibilitam que a gente descubra, ou desenvolva, outras habilidades e se torne mais versátil”, disseram eles. “Acho que a gincana vai ajudar no meu futuro, pois, por meio dela, descobri que sou capaz de realizar vários tipos de tarefa. Vi que nossos sonhos só se tornam mais concretos, quando a gente se move para realizá-los na medida em que os deseja. É muito bom ver uma boa apresentação da equipe e pensar: 'Puxa, eu fiz a coreografia, as roupas, ou nelas também trabalhei”, relatou Marina.
Finalizaram concordando que a gincana, além de desenvolver várias habilidades, em especial daqueles que nela mais se envolvem, permite também que se desenvolvam novas lideranças, entre os coordenadores das equipes. Não importa se o aluno participou muito ou pouco; ela habitará as lembrança de todos. “É uma recordação muito boa e com aprendizados inesquecíveis que levaremos para a nossa vida. Ninguém se esquecerá desses momentos de alegria, todas as séries rindo, brincando, divertindo-se e interagindo, de forma muito diferente do nosso cotidiano”, concluíram eles.
A gincana do CLQ, a cada ano, comemora o sucesso de seus resultados, entre eles, a constatação de que todas as equipes são vencedoras, independente de classificação. Pela pontuação, neste ano, a equipe do 2º ano do Ensino Médio ficou em primeiro lugar, com apresentações criativas que encantaram a todos. Parabéns a todos!

 

Compartilhe essa postagem
Mais notícias
WhatsApp