Notícias

Projeto Legado

Projeto Legado

Legado - termo que provém do latim legatus, que deriva de legare, pode ser definido como a transmissão de algum bem ou valor, material ou não, para outra pessoa, de livre e espontânea vontade.
Com a chegada do fim do Ensino Médio, os alunos da 3ª série realizam duas ações: o "Mural dos Sonhos" e a "Troca de Cartas". Essas ações são do Projeto Legado, idealizado pela orientadora educacional, Adriana Calmon du Pin Galvão, e pela professora de Redação, Ana Paula Buzzetto Santin, com o objetivo de transferir um legado de aprendizados e sentimentos dos alunos concluintes do Ensino Médio para os estudantes de outros anos, com foco na elaboração da despedida desta etapa do Ensino Básico.
O Mural dos Sonhos foi inspirado na arte de Candy Chay, americana que criou uma intervenção urbana que propõe que as pessoas pensem sobre seus segredos, desejos, sonhos e projetos e compartilhem, em murais, com outras pessoas. Assim, os formandos de 2019 compartilharam com seus pares e com a comunidade escolar, no "Mural dos Sonhos", suas expectativas e projetos futuros, deixando uma marca afetiva no espaço do qual fizeram parte por tanto tempo. Esse mural permanecerá com suas mensagens ao longo do ano de 2020.
Já os alunos do 5º ano do Fundamental iniciam uma nova jornada em 2020, o Fundamental II, que no CLQ é desenvolvido na unidade Reserva Jequitibá, local especialmente preparado para essa fase escolar e faixa etária. Em novembro, os alunos da 3ª série do Ensino Médio escreveram cartas para esses alunos contando suas trajetórias na escola desde quando saíram do 5º ano até chegarem a esse último ano. As cartas retratavam a importância dessas vivências para a vida e para a escolha do que desejam ser "quando crescer".
Para os adolescentes, fazer essa retrospectiva de sua infância e história escolar foi uma importante oportunidade para a elaboração afetiva de despedida do Colégio, além do acolhimento às crianças do 5º ano que, neste momento, estão ansiosas com a mudança para a escola "dos grandes".
Ao receber as cartas, as crianças ficaram encantadas com o conteúdo delas. Com a orientação da professora Camila O. D. Vitte, responderam, carinhosamente, emocionando também os alunos do Ensino Médio.
No dia 4 de novembro, os alunos do 5º ano participaram do Programa Integração, realizado anualmente pelo CLQ, momento em que fazem uma visita à unidade na qual estudarão e conhecem os seus novos professores. Após essa integração, participaram de um piquenique nas quadras do Colégio com os alunos da 3ª série, para conhecerem pessoalmente aqueles com quem se corresponderam, trocaram aprendizados e, mais que isso, afetividade. O encontro foi indescritível. Além da alegria que envolveu todos, espontaneamente começaram a brincar como "grandes" amigos.
Essa experiência que tem entre os seus objetivos humanizar relações, acolheu as dores das despedidas e criou uma rede de afeto. O adolescente deixa a escola dando lugar à criança que passa a ocupá-la.

Compartilhe essa postagem
Mais notícias
WhatsApp