Notícias

Estudando Geografia e História com muita diversão

Estudando Geografia  e História com muita diversão

Os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental aprenderam, de forma muito divertida e dinâmica, sobre os conteúdos que vêm estudando em História e Geografia. No dia 20 de junho, envolveram-se em três aventuras: primeiramente, visitaram, em Campinas, no Parque Taquaral, a Réplica da Caravana de Pedro Álvares Cabral.


Os alunos Sofia Cica Camargo, do 3º B, Mariana Nobrega Tomé, do 3º A e Francisco Amorin Queen, do 3º C contaram como foi a visita: “Vimos a Caravela de Pedro Álvares Cabral. Nela, havia uma estátua dele, mas estava muito feia, dava até medo.” Francisco contou que não teve medo da estátua, mas precisou vencer o medo de altura, para subir na caravela.
“Foi muito divertido”, relatou Mariana, “no final dela tinha uma descida de madeira e a gente rolava e foi muito legal”. Sofia contou: “Lá ouvimos a história de Cabral, como essa caravela veio parar no Brasil”. Aprederau o porquê de o Parque Taquaral também se chamar de Parque Portugal. “Falaram que, quando Cabral estava navegando, descobriu o Brasil, e que de navio as viagens demoraram meses, muito diferente da rapidez do avião.”


Posteriormente, visitaram o Planetário, “vimos as constelações, aprendemos sobre os planetas, quando é possível ver alguns planetas, que temperatura eles têm, ou seja, alguns muito frios, outros muitos quentes”, contou Mariana. Francisco disse, eufórico, que alguns planetas são maiores do que a Terra e que, no maior deles, Júpiter, caberia mais de 1300 Terras. “Descobrimos que, para a Terra dar uma volta completa em torno do Sol, demora um ano, ou seja, 365 dias ou 366", comentou Sofia.
Finalizando, os alunos fizeram um passeio de Campinas a Jaguariúna, na centenária locomotiva Maria Fumaça. “Mostraram um telefone antigo, a manivela, e falaram de uma profissão que não tem mais que é telefonista, pois, antes, para fazer uma ligação, tinha de contatar a telefonista e pedir para chamar o número que se queria”, relataram os alunos. E completaram: “Hoje, com o WhatsApp, em um segundo, falamos com qualquer pessoa no mundo.” “A Maria Fumaça é feita de madeira e ferro e movida a vapor pela queima de carvão vegetal. Nunca tínhamos andando de trem. Em alguns trechos estreitos, dava até um pouco de medo, pois passava em lugares altos. Dentro dela, era bem quente, pois, por segurança, as janelas ficam fechadas".
Os alunos gostaram muito dos locais que visitaram. Mariana e Francisco acharam o planetário mais divertido e contam que estavam bem tranquilos, vendo estrelas cadentes, quando, de repente, todos se assustaram muito, com um barulho bem alto: era um meteoro. A situação foi muito engraçada! Sofia que, nesse momento, estava “quase dormindo”, brinca que “quase enfartou” e diz também que gostou muito da caravela, pois aprendeu mais sobre a história do nosso país.

Compartilhe essa postagem
Mais notícias
WhatsApp