Notícias

Alunos do 9º ano apresentam Seminários sobre a Aids

Alunos do 9º ano apresentam Seminários sobre a Aids

Em maio, os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental tiveram uma vivência diferente: apresentaram seminários para suas classes.

Em sala de aula, com a professora de LPT, Olga Martins dos Santos Leite, aprenderam a técnica de apresentação de seminários e, após o estudo, colocaram-na em prática, numa apresentação sobre a Aids.

Para tanto, a classe dividiu-se em grupos, ficando, cada grupo, responsável por abordar tópicos diferentes que envolvem a doença. Cada elemento do grupo teve de pesquisar e apresentar uma parte do trabalho durante o seminário.

Para uma boa apresentação, aprenderam que essenciais se fazem uma boa pesquisa e o uso de ilustrações, de imagens, de infográficos, de filmes e de curiosidades, de modo a enriquecer a apresentação e a atrair a atenção do público. Por outro lado, deve-se montar a apresentação de forma a ela servir de apoio e referência sobre o que se irá falar. Também se mostram importantes as técnicas da oratória, com linguagem informal e sem decorar o texto. Para tanto, entender o que se irá discorrer, antes de fazê-lo, é essencial, assim como a postura corporal diante do público.

Nos dias 11 e 12 de maio, todos os grupos apresentaram, embora um pouco nervosos, seus seminários para o restante da classe. O aprendizado foi duplo, pois, além de aprofundar os conhecimentos sobre a Aids, aprenderam, na prática, a utilizar as técnicas de apresentação.

Nesse sentido, vale destacar que a técnica do seminário promove, nos alunos, competências pessoais, entre elas, desenvolver a eloquência e a maneira de comportar-se num palco, além de estimular as capacidades de síntese e de análise crítica.

Compartilhe essa postagem
Mais notícias
WhatsApp