Notícias

"Como lidar com o mundo virtual" - Palestra

Encontramo-nos, cada vez mais, envolvidos pelo mundo virtual, o qual transformou a comunicação interpessoal, essa situação despertou o interesse de profissionais acerca das vantagens e das desvantagens do uso dessas mídias. Interessa-lhes, em especial, a situação das pessoas que cresceram na era digital e passam muito tempo conectadas. Preocupado com essa questão, o CLQ convidou a pesquisadora Adriana de Melo Ramos, da UNICAMP, para uma palestra esclarecedora, educativa e muito interessante.
Durante a apresentação, a palestrante explanou vários dados apurados em pesquisas, alguns alarmantes, como o tempo de permanência na internet, os riscos do mundo virtual, a exposição no ciberespaço, a rápida propagação de conteúdo, o compartilhamento de valores/ ideias, a sensação de invisibilidade, os tipos de cyberbullying, entre outros.
A pesquisadora despertou, também, a reflexão sobre o papel da família e da escola na educação para o mundo virtual, já que é crescente o número de usuários na faixa entre 9 e 17 anos. Ela destacou a importância de os educadores, professores e responsáveis orientarem, conversarem, abertamente, sobre os perigos e sobre os limites para suas escolhas e ações, tanto os determinados pelos pais quanto pela sociedade.
O Departamento de Tecnologia do CLQ Educacional adota medidas seguras e orienta, há tempos, os alunos sobre a utilização saudável da internet. Está, inclusive, em fase de implantação de mais um programa, o “Tutor Google”, que envolve um grupo de alunos orientando colegas para o melhor uso do ciberespaço.

Compartilhe essa postagem
Mais notícias
WhatsApp