Notícias

Workshop PROVE, uma pausa para refletir

Workshop PROVE,  uma pausa para refletir

Nos últimos quatro anos, o CLQ tem proporcionado uma atividade diferenciada aos alunos da 3ª série do Ensino Médio. Trata-se do PROVE (Vestibular com Propósito), um programa inovador, organizado pelo jovem empreendedor, Marc Kirst, o qual propõe ao estudante a sair do “piloto automático”, distanciando-se, por alguns momentos, das pressões e exigências do cotidiano, a fim de encontrar um significado mais profundo para suas ações.


"Foi uma jornada, uma experiência muito rica de autoconhecimento, em especial para lidar com os conflitos, emoções e ansiedade que estamos lidando agora, um momento de decisão de carreira e do rumo que daremos às nossas vidas", comentaram os alunos Lorenza, Alan e Gabriel, alunos da 3º série do Ensino Médio que participaram do PROVE.
O Workshop conduz o estudante a analisar e perceber o "por quê" de suas ações e a definir um projeto futuro. "Quando percebemos um sentido maior para aquilo que estamos fazendo em nosso dia-a-dia e que nossas atitudes estão nos levando ao encontro de um projeto que temos para o futuro, ficamos mais estimulados e motivados. Além de aumentar o grau de envolvimento, tudo se torna mais leve", comenta a Orientadora Educacional do Ensino Médio, Adriana Calmon du Pin Galvão, que acompanhou os alunos nessa experiência.


Uma das vantagens do PROVE é o fato de ser ministrado pelo jovem Marc Kirst, um empreendedor inventivo que consegue criar um ambiente com o qual os estudantes se identificam. Por meio de duas técnicas, a maiêutica, que auxilia no processo de autodescoberta, e a neurolinguística, voltada para a compreensão do pensamento e das emoções, em dinâmicas e em jogos cooperativos, o objetivo é levar o estudante a reconhecer e a transformar seus paradigmas e suas crenças, a fim de ampliar suas possibilidades de escolha, tornando-se mais confiante e motivado a escolher e traçar seu rumo pessoal e profissional.
"Participar do PROVE foi interessante também para vermos que não estamos sozinhos e que muito do que sentimos, os nossos conflitos, são comuns em amigos e colegas e podemos nos ajudar. Foi, ainda, uma forma de nos aproximarmos mais das pessoas com as quais convivemos diariamente, mas que devido à correria, nem sempre prestamos atenção ou conversamos. Nesses três dias trabalhamos muito a nossa paz interior. Isso nos deu uma tranquilidade e mudou a forma de vermos o mundo, pois refletimos sobre nossa vida e sobre nossas expectativas futuras. Assim, revimos nossos planos e isso nos deixou mais tranquilos e mais preparados para lidarmos com nossos problemas. Aprendemos também a não darmos importância para coisas pequenas ou banais, o que muitas vezes fazemos, quando estamos com o "piloto automático" ligado. O PROVE foi uma experiência única, muito boa, e veio em um momento importante para nós, de decisão e expectativas. Estamos nos sentido mais aliviados e motivados." comentam os alunos.


Desse modo, a intenção do CLQ, ao abrir esse espaço de autoconhecimento, é propiciar aos alunos momentos de reflexão sobre suas atitudes e decisões, a fim de que encontrem um equilíbrio!

Compartilhe essa postagem
Mais notícias
WhatsApp