Notícias

Três medalhistas na Olimpíada Brasileira de Astronomia

Três medalhistas na Olimpíada Brasileira de Astronomia

 

Setecentos e quarenta e quatro mil, mais precisamente, 744.107 estudantes do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio, de 7.895 escolas, participaram da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA);, entre esses milhares, três alunos do CLQ receberam medalhas. São eles Henrique da Cunha Sarto, medalha de Ouro, João Pedro Dias Nunes e Lucas Daibes Corazza, medalhas de Prata, todos da 2ª série A do Ensino Médio.
A OBA, coordenada por membros da Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) e da Agência Espacial Brasileira (AEB), é considerada uma das olimpíadas mais difíceis, assim como a Brasileira de Matemática. Seu objetivo é promover e disseminar, de forma lúdica, conhecimentos básicos entre professores e alunos, além de mantê-los atualizados e despertar o interesse por essa área de estudos.
A Olimpíada foi dividida em quatro níveis, três para alunos do Ensino Fundamental e um para os de Ensino Médio. A maioria das questões é de raciocínio lógico e as medalhas — ouro, prata e bronze — são distribuídas conforme a pontuação obtida em cada nível.
Henrique contou que, apesar de constituir sua primeira participação em Astronomia, já conquistara prata na Olimpíada de Matemática da UNICAMP, enquanto, na Brasileira de Física, chegou à terceira fase, a semifinal,. “Essa conquista mostra que os meus estudos estão dando certo e que minha dedicação e trabalho estão trazendo resultados. Agradeço ao CLQ por ter dado essa oportunidade de participar e é muito legal mostrar esse reconhecimento, essa conquista para os parentes e amigos que comemoram juntos. Meus pais estão muito felizes e orgulhosos e, em casa, foi uma festa.”
“Participo dessa Olimpíada desde o 6º ano do Ensino Fundamental. Em 2014, quando eu cursava o 9º ano, conquistei um bronze. Agora, uma prata. Estava em busca de uma classificação melhor e consegui; por isso, estou muito feliz, pois é difícil conseguir uma nota alta em Olimpíada desse porte. Meu pai ficou muito feliz, pois sempre gostei de participar desse tipo de prova (Astronomia, Física, Matemática, Informática e Robótica). Com essa, já são dez medalhas conquistadas”, disse João Pedro.
Henrique e João Pedro comentam que estudam fora do horário das aulas e que gostam de participar de olimpíadas, pois os exercícios instigam a interdisciplinaridade, além de estimular a percepção de qual raciocínio usar em cada situação solicitada.
Luca está em intercâmbio no Canadá e recebeu, com muita alegria, a notícia através do amigo João Pedro. Não esconde que esperava uma medalha, pois era uma olimpíada de que queria muito participar, pois se interessa muito por astrofísica e acha bem provável que faça algo nessa área, ou em astronáutica. Diz que já estava feliz por sua participação e agora, mais ainda, pela medalha. “Participei de várias Olimpíadas por meio do CLQ. Somente em uma, não cheguei à final. Era desgastante, para mim, ir até a final, nas de Matemática, inclusive na Brasileira, uma das mais difíceis, e não conseguir medalha. Agora, tenho uma lembrança física, palpável, que representa minha participação, não só nessa, mas em todas as outras. Para mim, a maior vitória foi chegar à final da Brasileira de Matemática, no 7º ano, que considero até mais que uma prata, e foi comemorada, inclusive, pela professora Ciane. Acho que foi uma ótima experiência termos feito todas as provas, a gente se sente importante e sai das perspectivas de provas só da escola e vê outras vertentes, outras possibilidades. É diferente fazer uma prova mais longa, que mexe com o emocional; o resultado foi uma felicidade muito grande. Agora eu, Henrique e João Pedro estamos na seletiva para a Internacional; já fizemos uma prova e, em março, faremos a presencial. Acho que o resultado será bom também. E o interessante é que, embora estejamos concorrendo, somos, acima de tudo, uma equipe. Um ajuda o outro e fico muito feliz por ver nós três, amigos, recebendo medalhas.”
E a jornada ainda não terminou, já que os mais bem classificados na OBA vêm participando de uma seletiva para representar o Brasil na Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica e na Latino-Americana de Astronomia e Astronáutica, de 2017. Vão ainda concorrer a vagas na Jornada Espacial em São José dos Campos, SP.
Com muito orgulho, todos do CLQ cumprimentam esses alunos pela dedicação e pelo excelente desempenho. Continuaremos na torcida, mas esse brilho no peito já constitui uma grande conquista! Parabéns, Henrique, João Pedro e Luca!!

 

 Leia a notícia no Jornal de Piracicaba

 

 

Compartilhe essa postagem
Mais notícias
WhatsApp