Notícias

Treineiros adquirem boas experiências em grandes vestibulares

Treineiros adquirem boas  experiências em  grandes vestibulares

A aprovação em vestibulares requer sempre comemorações, mesmo que seja apenas para o candidato se ambientar com a prova e com todo o clima que envolve esse momento tão especial para os jovens.
Em festa, o CLQ comemora as 30 aprovações, por 24 alunos, das 1ª e 2ª séries do Ensino Médio, que testaram seus conhecimentos em provas de grandes vestibulares. A maioria optou por cursos em sua área de interesse, que lhes possibilitasse passar à segunda fase. Essa experiência, como contam os alunos, permite conhecer as etapas do vestibular, como são explorados, nas questões, os conteúdos aprendidos, o estilo de perguntas, o tempo para responder e, também, dominar a ansiedade e o nervosismo inerentes a esse processo.
A maior parte dos alunos preferiu escolher um curso em sua área de preferência a prestar como treineiro. Alguns arriscaram no próprio curso que pretendem fazer. É o caso de Gabriel Furlan e Henrique Sarto os quais foram aprovados. "Prestei Agronomia na ESALQ/ USP e passei" disse Gabriel. "Como é o curso que quero estou me sentindo muito seguro em relação ao 3º ano do Ensino Médio, pois, tive uma classificação boa, de 160 passei em 42º lugar; provavelmente, conseguirei passar no final deste ano. Essa experiência me deixou mais tranquilo, pois fico muito nervoso na hora da prova e acabo me atrapalhando. Como estou me preparando mais ainda, acho que isso me ajudará a fazer com mais calma a prova".
Já Henrique foi aprovado na Economia da USP. Ele contou: "É o curso que pretendo fazer, mas na Insper ou na FGV. Um amigo me falou que a lista de aprovados da Insper 'rodou' e acho que, pela minha classificação, fui aprovado, mas não tenho certeza. Essas aprovações não vão influenciar em meus estudos, a ponto de ficar acomodado, pois estou estudando mais e sinto-me mais motivado. Acomodar-se com a aprovação é um risco. Seria muito frustrante não ser aprovado, depois do resultado já alcançado. Foi muito bom e incentivador, recebi até mensagem de bichos que serão meus veteranos quando eu entrar! Foi muito legal."
"Pretendo fazer Medicina na UNESP e prestei para Educação Física só para conhecer a segunda fase", comentou Ana Beatriz. "É motivador passar em um curso na universidade que você quer e foi importante para eu analisar o que preciso estudar mais para a segunda fase e também como incentivo. Minha família ficou muito feliz, todos me cumprimentaram, mesmo sendo num curso menos concorrido do que aquele que pretendo cursar."
João Pedro contou que foi destaque como Treineiro de Exatas devido à classificação. "Deixa-me mais tranquilo, pois já sei como é a segunda fase e como funciona o vestibular; mas preciso definir melhor o que tenho, ou não, que estudar, até porque pretendo cursar Engenharia na POLI, bem concorrida."
Alan foi aprovado em Ciências da Informação e Computação, na USP. Procurou um curso em que as matérias da segunda fase são praticamente as mesmas daquele que quer prestar. "Pretendo fazer Direito e pude ver como as matérias são cobradas na segunda fase e como as questões são formuladas.”
Poucos foram os alunos da 1ª série a escolher experienciar esse desafio. Júlia Marques encarou o vestibular da USP e foi aprovada em Ciências da Informação e Computação na USP. “Como eu estava na 1ª série do Ensino Médio no ano passado, vi que muitos da minha sala não quiseram prestar, pois achavam que não iam conseguir, por ser muito difícil. Para mim, foi uma experiência muito legal, pois estou mais preparada para, agora, na segunda série, prestar o curso que quero. Acho que simulado é muito diferente de prestar um vestibular, de administrar o tempo, a ansiedade e de ver como as coisas funcionam realmente”.
Vale salientar, também, o desempenho dos alunos Henrique Sarto e Igor Medinilha Castilho, que se destacaram nas redações pelas notas elevadas, respectivamente, 960 e 890. Igor comentou sua felicidade por ter ido bem na redação, uma parte da prova com muito peso.
Finalizando, Giovana Banov explicou: "Na maioria dos casos aqui, o fato de passar foi espontâneo, porque geralmente a gente presta para ter essas noções de tempo, de nível das questões, de clima do vestibular e ,como a Júlia comentou, não se deve comparar uma questão de simulado a uma de segunda fase, já que são completamente diferentes. A aprovação é uma boa surpresa, pois a gente faz com a intenção de ver o ambiente e de conhecer um pouco o que vamos enfrentar."
Parabenizamos a todos pela iniciativa e pelas aprovações!! Gratifica muito o CLQ ver seus alunos obtendo tantos resultados positivos!!

 

Compartilhe essa postagem
Mais notícias
WhatsApp