Notícias

Semana da Poesia

Semana da Poesia

As atividades da Semana da Poesia iniciaram os estudos de LPT organizados pela professora Olga Martins, do 9º ano, que estimulou os alunos a interagir com a poesia, por meio da teoria apresentada, a qual incluiu os diferentes tipos de poemas, como sonetos, haicais, visuais e poesia concreta, atrelada à prática de interpretação e produção de poemas, inclusive, visuais.
Em comemoração ao dia mundial da poesia, que é no dia 21 de março, os alunos se organizaram, em equipes que percorreram a Unidade Reserva Jequitibá, a fim de declamar poemas aos transeuntes. "Esse é o dia em que, caracterizados de acordo com o tema dos poemas que escolheram, os meninos invadem os espaços do colégio e oferecem aos colegas, professores e funcionários, uma declamação. Lindo de se ver e de se ouvir!", comenta a professora Olga.
"Desde o começo do ano, estávamos nos preparando para a Semana da Poesia. Em duplas, fizemos um poema visual, que passamos para cartazes e para a forma digital. Para aprofundar os estudos lemos o livro "O Poeta que fingia", de Álvaro Cardoso Dias, por meio do qual conhecemos melhor o poeta Fernando Pessoa, sua poética e seus heterônimos. Em grupos, escolhemos poemas para o assalto poético. Foi muito diferente participar dessa atividade, pois, para nós, foi uma apresentação inovadora, assim como estudar e entender poemas também foi uma novidade. A sensação de surpresa das pessoas ao levar o assalto poético também foi interessante. Dependendo do verso, percebíamos a emoção de alguns e, em outros, a própria poesia era a surpresa" contam os alunos Nicholas Nogueira Coso, 9º B, Ana Júlia de Moraes Silva e Diogo Borrelli Aleixo, 9º C.
A fim de brindar essa movimentação cultural, o Colégio trouxe a apresentação do solo teatral "Partir", uma montagem que reúne poemas de Fernando Pessoa e de seus heterônimos, reconhecidos como grandes poetas portugueses. Na peça, os poemas foram dramatizados pelo ator Rômulo Sarcedo, o qual interpretou uma pessoa prestes a partir para uma viagem. Como uma colcha de retalhos, são declamados 17 poemas que, relacionados, provocam diversas emoções no personagem ante o temor do desconhecido e a dúvida de seguir a viagem.

 

Semana da Poesia é comemorada também no Ensino Fundamental I

Em março, os alunos do 5º ano desenvolveram atividades de leitura e de reflexão sobre diversas poesias nas aulas de Leitura e Produção de Textos (LPT), ministradas pela professora Camila. Após as conversas e os estudos sobre as relações poéticas, embasadas no texto "Tem tudo a ver", de Elias José, os estudantes criaram seus textos,  que apresentaram trechos poéticos, os quais demonstraram uma sensibilidade dos autores no momento da criação textual. Além disso,  prepararam trabalhos artísticos, para expor seus textos, nos corredores da escola.

Compartilhe essa postagem
Mais notícias
WhatsApp