Notícias

Projeto Tetear [Tech] - Instituto CLQ

Projeto Tetear [Tech] - Instituto CLQ

O Instituto CLQ é o mais novo parceiro do Projeto TETEAR TECH, que oferecerá às escolas estaduais oficinas de Teatro, Hip Hop, Música, Robótica, Aprendizagem Criativa, Artes e Circo.
O Projeto, desenvolvido desde 2011, pela Parabolé Educação e Cultura (empresa paranaense de projetos culturais de interesse educacional e social), em conjunto com a Caterpillar, visa desenvolver habilidades e competências conectadas com a realidade dos jovens. Em sua 1ª edição em Piracicaba, o TETEAR TECH terá uma nova vertente tecnológica com a inserção das oficinas de Criatividade, Inovação e Tecnologia, com atividades "mão na massa", que exploram a filosofia do Movimento “Maker”, a qual será realizada por educadores do Instituto CLQ. “O objetivo é fazer os estudantes perceberem o quanto são capazes de criar com materiais simples e técnicas acessíveis. O projeto apresenta novas referências culturais, mas sem deixar de valorizar a cultura deles. Promovemos com isso, a sensação de pertencimento social, a inclusão. No final, eles sabem que o resultado do processo é um produto deles”, conta Nélio Spréa, um dos idealizadores do projeto.
Realizado por intermédio do Ministério da Cidadania e, contando com o apoio do Instituto CLQ, o TETEAR TECH beneficiará cerca de 800 estudantes da rede pública de ensino, entre 7 e 17 anos, em duas cidades: Piracicaba, SP e Campo Largo, PR , com aulas gratuitas e semanais.
As ações do TETEAR TECH se dividem em três áreas: Linguagens Artísticas, Tecnologias de Produção Cênica e Produção de Espetáculos. Em Piracicaba, as oficinas atendem 300 estudantes em quatro escolas: E.E. Prof. Adolpho Carvalho – Pq. CECAP I; E.E. Prof. Francisco Mariano da Costa – Novo Horizonte; E.E. Dr. Prudente – Cidade Jardim e E.E. Prof. Eduir Benedicto Scarppari – Jardim Alvorada.
Em Piracicaba, o Projeto foi lançado oficialmente no dia 9 de maio, nas instalações da ACIPI, com a presença de educadores das escolas beneficiadas, de representantes da Parabolé, da Caterpillar, educadores do Colégio e do Instituto CLQ e convidados.
Thiago Domingues - Coordenador do TETEAR TECH em Curitiba, PR, Nélio Spréa, Diretor da Parabolé e idealizador do TETEAR TECH, Andréa Park, Diretora de Assuntos Governamentais e Corporativos da Caterpillar e Sérgio Ferreira, Diretor do Instituto CLQ e do TETEAR TECH - Piracicaba, apresentaram o Projeto. Thiago abriu o evento, com uma intervenção musical do musicista Marcos Moraes, em seguida explicou, de forma descontraída, os principais fundamentos que permeiam o projeto, enfatizando a importância de dar "acesso ao mundo" para que todos possam entender, explorar, desfrutar e transformá-lo, sendo a educação, de forma articulada e estimulante, uma das principais ferramentas para esse acesso. Sérgio apresentou os principais objetivos do Instituto CLQ que são de formação de professores e de disseminação de boas práticas de ensino para além dos muros do CLQ. Como exemplo, citou o trabalho de inovação curricular que o Colégio fez nesses últimos anos, com resultados muito satisfatórios e, parte dele, sendo estendido agora para o TETEAR TECH.
Nélio falou da importância do projeto para a sociedade e também de parcerias sólidas, essenciais para o incentivo e desenvolvimento dele.
Andréa destacou que esse trabalho veio de encontro a uma desejo da Caterpillar em desenvolver um projeto de Tecnologia, Engenharia e Arte para o público externo e da satisfação da empresa em operacionalizar isso, por meio dessa parceria com a Parabolé e com o Instituto CLQ.
Apostando no potencial criativo de crianças e jovens, ao longo deste ano, o Projeto culminará com a montagem e apresentação pública de espetáculos como resultado do processo formativo. E os resultados obtidos nas oficinas de robótica e aprendizagem criativa também subirão aos palcos!

Compartilhe essa postagem
Mais notícias
WhatsApp