Notícias

Projeto TETEAR TECH encerra o ano com apresentação teatral

Projeto TETEAR TECH  encerra o ano com apresentação teatral

Instituto CLQ

Quatro escolas estaduais de Piracicaba - E.E. Prof. Adolpho Carvalho – Pq. Cecap I; E.E. Prof. Francisco Mariano da Costa – Novo Horizonte; E.E. Dr. Prudente – Cidade Jardim e E.E. Prof. Eduir Benedicto Scarppari – Jardim Alvorada - foram incluídas no Projeto TETEAR TECH - Tempo de Temperar Arte com Tecnologia. Em Piracicaba, uma parceria da Parabolé Educação e Cultura com o INSTITUTO CLQ, e patrocinado pela Catepillar através da Lei de Incentivo à Cultura.
O Projeto, pioneiro na cidade, contempla oficinas de Circo, Dança, Música, Teatro, Artes Plásticas e Práticas "Maker", com oficinas de robótica, para estudantes do Ensino Fundamental II, como disciplinas eletivas, ou seja, para aprofundamento ou complementação da formação acadêmica do estudante, ministradas, semanalmente, sob a coordenação do INSTITUTO CLQ. Essas atividades estão pautadas no desenvolvimento de habilidades agrupadas nos 4Cs - Criatividade, Colaboratividade, Comunicação e Criticidade, requisitos fundamentais como competência do século XXI.
Encerrando as atividades de 2019, mais de 100 alunos das quatros escolas apresentaram, no dia 22 de novembro, no Teatro da ACIPI - Associação Comercial e Industrial de Piracicaba - um espetáculo, quando se pôde ver parte do resultado e das habilidades desenvolvidas por meio desse projeto que integra arte e tecnologia com a proposta de educação "mão na massa", com abordagem na Apren-dizagem Criativa.
"Para além das margens do Rio - A cultura de um povo" foi a peça apresentada, em duas sessões, uma homena-gem histórico-cultural à cidade de Piracicaba. Simboli-camente, os estudantes, como um rio, arrastaram para o palco, por meio da dança, música e interpretação teatral, referências culturais e artísticas como a Festa do Divino Espírito Santo, os bonecos do artista popular Elias Rocha, versão robotizada, o hino da cidade, representado na música Rio de Lágrimas, e o caricato hino popular do XV de Piracicaba.
Sérgio Ferreira, diretor do INSTITUTO CLQ, ao abrir o evento parafraseou, com emoção, o ditado de que diz:
“A nossa recompensa está no esforço, não no resultado. Um esforço total é uma vitória completa”. E que vitória!
Quem pôde apreciar o espetáculo constatou a força que a educação exerce quando realizada de forma eficaz. Ela transparecia nos olhares empolgados dos estudantes e na belíssima e singela apresentação que fizeram, envolvendo, de forma emocionante, do início ao fim, os espectadores. Como comentou Nélio Spréa, Diretor da Parabolé e idealizador do TETEAR TECH, também na abertura do evento, "parabenizo os professores e, especialmente, o INSTITUTO CLQ que abraçou esse projeto, de forma a se tornar um correalizador dessa ideia".
Os alunos Mateus Floriano, da Escola Prof. Adolpho Carvalho, e Iara Tarantini de Arruda Campos, da Escola Dr. Prudente, exalaram a alegria de estar ali para apresentarem seus trabalhos. "Estou hoje aqui para tocar bumbo para as pessoas. Estou achando o projeto maravilhoso, estamos aprendendo muito e estou muito feliz por estar nesse projeto e por me apresentar pela primeira vez", disse Mateus. Iara comenta "Estou achando esse projeto inovador porque muitas vezes, nas disciplinas eletivas, não fazíamos quase nada e quando começou esse projeto todo mundo gostou, se envolveu, nos enturmamos e fizemos novos amigos. O Projeto está me ajudando a desenvolver o corpo, a mente e a saúde, em especial, porque faço parte da dança. Estou muito entusiasmada, pois está sendo algo diferente, muito legal e envolvente."
O CLQ parabeniza toda a equipe do TETEAR TECH pelos excelentes resultados alcançados em seu primeiro ano de realização em Piracicaba.

 

Compartilhe essa postagem
Mais notícias
WhatsApp