Notícias

IV Feira de Universidades Americanas recebe grande público

IV Feira de Universidades Americanas recebe grande público

Pelo quarto ano consecutivo, Piracicaba recebeu a Feira de Universidades Americanas — U.S. University Fair —, organizada pela Linden Educational Services, empresa que fornece informações sobre conceituadas universidades norte-americanas, tanto para estudantes de graduação, quanto de pós-graduação. Na U.S. University Fair, os interessados recebem, diretamente dos representantes de cada universidade, dados sobre os cursos, as admissões e o processo de obtenção do visto estudantil.


Vale salientar que se trata de evento realizado apenas em cidades com grande polo estudantil, por isso, tão significativo para a região. Neste ano, a feira aconteceu no dia 28 de agosto e contou com a presença de grande público de Piracicaba e de cidades vizinhas, já que é o quarto ano em que o CLQ a sedia, agregando valor a quem almeja desenvolver-se profissionalmente nos Estados Unidos. Guadalupe Santa Rosa, de Americana, estava acompanhando sua filha, Yasmin. "Estamos pensando na possibilidade de ela estudar no exterior", contou a mãe. "É a primeira vez que participamos de uma feira em que as próprias universidades norte-americanas estão presentes. Já vimos outras, mas foram informações cedidas por escolas brasileiras, por meio de parcerias. Este evento facilita bastante, pois, além de termos informações diretas, há também materiais e informações sobre a área de interesse, cursos, ingresso na universidade."


As universidades participantes dispõem, para o público, materiais específicos de acordo com a área de atuação e de interesse do visitante, além de apresentar programas preparatórios para o ingresso dos estudantes.


Renata e Cláudio Pacheco, de Piracicaba, procuravam informações sobre os cursos de Psicologia e Ciências Sociais para seu filho Thiago, concluinte do Ensino Médio. "É fantástica esta feira em Piracicaba, pois as universidades esclarecem diversas dúvidas, como é o ingresso do aluno estrangeiro, tornando tudo mais fácil e acessível para todos", comentou Renata. "É muito importante trazer a própria universidade para que a gente possa entender melhor todo o processo e ver as possibilidades, como o programa de férias, de universidade aberta, que é muito interessante, pois permite que o estudante tenha uma experiência enriquecedora na própria universidade", relatou Thiago. Seu pai, Cláudio, completou: "Às vezes, vendo só por internet ou imagens, tem-se uma impressão, mas, pessoalmente, produz um impacto que, talvez, até comprometa o desejo de permanecer no local. Essa experiência, por meio do programa de férias, por mínima que seja, de duas a três semanas, permite que o estudante tenha um panorama geral para pode avaliar sua permanência, ou não, no local."


Pai de Isabella, do 9º ano, Daniel Dias Harrison enfatizou a importância de obter informações antecipadas para poder planejar o desenvolvimento profissional dos filhos. "É muito bom e válido este evento, pelo contato direto com as universidades. Embora faltem três anos para minha filha concluir o ciclo básico, vim conhecer as possibilidades para ver o que é necessário, obter informações para começar a planejar. Estamos pensando na possibilidade de ela estudar no EUA, já que, no Brasil, está cada vez mais difícil, inclusive com as cotas, e também por ser mais uma opção. Esta feira possibilita que a gente conheça melhor os programas das universidades, tire dúvidas na hora e se inteire do que se deve fazer. Portanto, facilita e ajuda muito”.


Sofia Tomazela e Gabriela Munhoz, ambas da 3ª série do Ensino Médio, também comentaram: "Estamos achando interessante, pois é o contato mais próximo que temos com essas universidades, com respostas imediatas, sem demora." Sofia está decidindo se seguirá Arquitetura; já Gabriela pretende cursar Medicina, curso mais complicado para validar o diploma; por isso, tem a intenção de fazer a residência, ou a especialização no exterior. As alunas explicaram: "Nós, que estudamos no High School, temos em mente frequentar cursos fora do Brasil e esta feira é muito importante para termos um contato com as universidades e a noção do que é necessário."


A Feira foi um sucesso de público e a iniciativa foi muito elogiada.

Compartilhe essa postagem
Mais notícias
WhatsApp