Notícias

Gincana 2019 - Ensino Médio

Gincana 2019 - Ensino Médio

Descrever os ganhos pedagógicos da Gincana do CLQ é simples, já que ela envolve os alunos em atividades sociais, artísticas, culturais, esportivas e recreativas, permitindo o desenvolvimento e exercícios das inteligências múltiplas, ou seja, intelectual, ética-moral, emotiva-solidária, entre outras. Indescritível é a energia que ela emana nos alunos, tanto durante os preparativos como na sua realização. O Colégio, que por sua natureza, é um ambiente alegre, dinâmico, ganha um brilho especial de muita alegria, empolgação, envolvimento e disposição para que a Gincana supere as expectativas... e, com toda essa energia irradiando, ela ultrapassa.
As apresentações de teatro, danças, shows de interpretação, música, desenhos revelam talentos, mostram a criatividade, o conhecimento e a leitura que os alunos fazem de nossa sociedade. Isso é claramente visto por aqueles que a assistem e mais ainda pelos que dela efetivamente participam.
Vicenzo D'Arezzo Zilio, da 1ª série A, começou a estudar esse ano no CLQ e estava super envolvido com a Gincana, sendo, inclusive, um dos coordenadores de sua série. Ele conta que na escola que estudava tinha também gincana, mas apenas para os alunos do Ensino Médio. "Para mim é uma experiência totalmente nova. Estou achando tudo muito bom. É claro que existe uma competitividade entre as 1ª, 2ª e 3ª séries, mas num ambiente muito legal e muito interativo, que possibilita que a gente faça novas amizades, se integre e sinta-se parte da comunidade CLQ. As atividades são bem bacanas. Achei bom que não é somente esportes, mas uma variedade como música, teatro, dança, conhecimentos gerais, o que faz com que todos possam participar, pois tem atividades para todos os gostos e isso é bem positivo. Onde eu estudava era uma gincana só de esportes e isso excluía a maioria do pessoal. Achei a daqui bem melhor, pois tenta incluir o máximo possível de pessoas e é o que faz ela ser muito legal." comenta o aluno.
Desde o 7º ano estudando no CLQ, Alanna Foltram Moniz, da 2ª A, já participou de outras gincanas e diz "a gincana possibilita para nós a manifestação do lado artístíco, principalmente daquelas pessoas que querem dançar ou interpretar e não fazem ballet ou teatro. É também uma manifestação nossa, embora pequena, de como queremos mudar o mundo, por meio das ideias que apresentamos, tentamos fazer as pessoas refletirem sobre a sociedade, as lutas sociais e tudo mais. A prova social é muito importante também, pois nos faz olhar para o outro, embora de forma indireta, mas gratificante, pois é uma chance da gente dispor o que temos e dar para o outro que não tem. Enfim, gosto muito, muito e muito da gincana."
Livia Spinetti Sibila, da 3ª série C, estava em clima de despedida da gincana. "Estou aqui desde pequena e fui coordenadora por muitos anos e é a época do ano que todos ficam mais próximos, tem os ensaios, a organização e no dia da Gincana a torcida. É um dos melhores dias aqui na escola. Vou levar muitas recordações, de muitas coisas que aconteceram e vivemos juntos na gincana. As atividades são muito legais. Esse ano, devido à falta de tempo, não conseguimos preparar muitas coisas, mas sempre fomos muito envolvidos, em especial, com a prova social que ajuda muitas instituições. Gosto muito da gincana."
Diante das belíssimas e divertidas apresentações e dos depoimentos todos são vencedores na Gincana, que extrapolou os muros do CLQ ao ajudar várias instituições (veja página 40). Pela pontuação, a Equipe da 1ª série foi a primeira colocada, seguida pelas 2ª e 3ª séries. Parabéns a todos!

Compartilhe essa postagem
Mais notícias
WhatsApp