Notícias

GAIA, Currículo Complementar do Ensino Fundamental II e Médio, encerra atividades de 2017

GAIA, Currículo Complementar do Ensino  Fundamental II e Médio, encerra atividades de 2017

Em 2017, o CLQ implementou o Currículo Complementar no Ensino Fundamental II e no Médio, nomeado como GAIA, que abarca quatro eixos de atividades: Apolo – Comunicação e Colaboratividade; Atena – Atualidades e Pensamento Crítico; Vulcano – Criatividade, Inovação e Tecnologia – Espaço Maker e Cronos – Educação Financeira e Valores.

         
No dia 23 de novembro, alunos, professores, familiares e equipe, além de representantes e assistidos do Lar Betel, reuniram-se no Teatro do CLQ - Reserva Jequitibá para o encerramento das atividades. Na oportunidade, os alunos, junto aos professores, apresentaram um importante trabalho, desenvolvido no eixo Apolo, que envolveu a todos. Estudaram e construíram um modelo de agência de comunicação, tendo o Lar Betel como primeiro cliente, que a contratou para produzir uma campanha que pudesse contribuir para qualificar, ainda mais, a instituição. Divididos em grupos, os alunos elaboraram campanhas para “Divulgação e ampliação das vendas do bazar”, “Capacitação de recursos com foco na pessoa física – Campanha Abrace um velhinho”, “Capacitação de recursos com foco na pessoa jurídica – Selo Amigo do Lar Betel” e “Vídeo Institucional do Lar Betel para captação de novos parceiros”. Vale salientar que os trabalhos realizados já encontraram aliados para a divulgação, como as rádios da cidade que circularão, gratuitamente, vinhetas criadas pelos alunos, visando a atrair pessoas físicas e jurídicas como parceiras. Os trabalhos foram muito elogiados por todos, em especial, pela diretoria do Lar Betel, que recebeu, simbolicamente, todo o material desenvolvido, além de R$ 2.000,00 arrecadados na campanha Pegue-Pague (ver box abaixo).
"Hoje, assisti ao trabalho dos alunos, que, em cada grupo, foi de encher os olhos e de aquecer os corações, realmente maravilhoso. Quando surgiu a ideia de fazermos um vídeo institucional, uma necessidade nossa, procuramos parceiros, mas tivemos algumas dificuldades, que não nos permitiram concretizá-lo. E o CLQ abraçou a ideia. Imaginei que algo de bom viria, mas não tão bom. Alunos, professores e direção da Escola estão de parabéns, em especial, a cada um de vocês que trabalharam nos projetos. Vocês tiveram a oportunidade de conhecer nossa instituição, nossas dificuldades, nossos moradores e nos trouxeram uma porção generosa de solidariedade, dando à instituição aquilo de que precisávamos, como as campanhas, que nos serão de grande valia, assim, como o vídeo institucional e as ideias de campanhas, importantíssimas para a instituição. Em nome de todo o Lar Betel, estamos imensamente agradecidos por todos os projetos, pelo trabalho, pela dedicação dos alunos e dos professores e pelo empreendimento da escola. Ações como essas são de encher os olhos e aquecer os corações e ajudarão o Lar em sua caminhada, que completa 65 anos. Isso nos faz ter mais vontade de servir”, disse o diretor da Instituição, Luiz Adalberto dos Santos.
Finalizando as apresentações, o coordenador do GAIA, professor Sérgio Daniel Ferreira, agradeceu aos pais, que confiaram nessa nova proposta do CLQ, aos professores e a toda a equipe do CLQ, que não mediram esforços para o sucesso do Programa. Em especial, aos alunos pela dedicação e pelos ótimos resultados apresentados.
Maria Beatriz Sampaio Sabbadin, mãe do Lucas (7º ano) e da Ana Luisa (9º ano), comentou: "Sinto orgulho por meus filhos fazerem parte do projeto GAIA. Na minha opinião, o projeto vai muito além de desenvolver potenciais e preparar para o futuro através do desenvolvimento de novas habilidades. Ele é responsável por gerar, dentro desses adolescentes, um agente transformador, que os torna capazes de enxergar problemas, de identificar as falhas, de contribuir com ideias (e como eles têm ideias), de desenvolver soluções e de colocá-las em prática.
Acredito na educação além das salas de aula, que aposta em projetos reais, fazendo com que esses adolescentes acumulem experiências e, acima de tudo, ganhem consciência do papel deles na sociedade. Só assim, como parte ativa desse processo, poderão transformá-la, ao país e ao mundo.
Viver a experiência na prática transforma! Esse modelo de educação amplia horizontes, gera responsabilidades, estimula o desenvolvimento de novas habilidades e traz, junto com tudo isso, a responsabilidade social, em que acredito!!!

                                           
Parabéns ao colégio pela iniciativa e ao Lar Betel que acreditou nessa força e abriu as portas, dando a oportunidade para os adolescentes desenvolverem eficientes projetos, vivenciando e sentindo, na pele, as dificuldades a enfrentar. Dessa maneira, contribuíram muito com ideias e soluções."
A importância desse programa e seus ótimos resultados levaram a direção do Colégio a incorporar as atividades do GAIA ao currículo oficial de 2018, visando a democratizar a participação dos alunos. Isso porque o protagonismo do discente proporciona-lhe a consolidação do conhecimento e da aprendizagem, permitindo que aflorem competências essenciais, como autonomia, criatividade, responsabilidade e organização, entre outras.

 

Compartilhe essa postagem
Mais notícias
WhatsApp