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Explorando o Cerrado em Capitólio

Explorando o Cerrado em Capitólio

Entre os dias 4 e 6 de maio, os alunos da 2ª série do Ensino Médio estiveram em Capitólio, no sudoeste do estado de Minas Gerais, para aprofundar os estudos sobre o ecossistema do Cerrado, segundo maior ecossistema brasileiro. Nesse trabalho de campo, observaram-se e retrabalharam-se os aspectos do meio abiótico, com destaque à geologia e à geomorfologia local, bem como ao estudo dos diferentes tipos de solo e de suas características edafológicas.


Em relação aos aspectos do meio biótico, os estudos concentraram-se na identificação e na descrição morfológica das espécies vegetais que compõem as diferentes fisionomias do Cerrado. Também focaram-se nas plantas medicinais e seu uso, tanto pela população local quanto pela indústria farmacêutica.


Primeiramente, em São João Batista do Glória, os estudantes fizeram um passeio de chalana pelos Lagos de Furnas "Nesse passeio, vimos cachoeiras e aprendemos sobre a fauna e a flora do cerrado, além da formação das rochas às margens dos lagos", contou Bruna Casagrande Santos, da 2ª série A. Ao final do passeio, aproveitaram para um banho nas águas dos lagos.


"Em Capitólio, estivemos no Paraiso Perdido, uma região preservada do cerrado, visitamos cachoeiras e, no caminho para elas, nos explicaram sobre a formação vegetal do local, sobre a adaptação dessas plantas ao solo e ao clima, sobre as plantas medicinais, sobre a queimada natural e também sobre a fauna", disse Bruna.

Durante a visita à região, os alunos fizeram, em São Batista do Glória, a Trilha do Sol, para aprofundar os conhecimentos sobre a geografia física do cerrado, bem como sobre a morfologia das plantas dos cerrados e seus processos de adaptação ao meio. Estiveram também na Usina Hidrelétrica de Furnas, onde assistiram a uma palestra sobre o funcionamento da hidrelétrica, sua construção e sua importância para o fornecimento de energia.


"Nessa viagem para Capitólio, nós pudemos aprender e entender muito sobre a região, sobre a cultura da população, sobre o solo, sobre os tipos de vegetações presentes no local, entre outras coisas. Uma das que mais me chamaram a atenção foi a beleza da região onde estávamos, pois havia vários cânions, cachoeiras e uma bela represa, onde pudemos nadar por alguns minutos", comentou Hugo Souza Miranda Barros Fonseca, da 2ª série B.


Bruna disse que achou uma das melhores viagens que fez nos anos em que participou dos projetos "Talvez por ser a última e eu estar mais madura e aproveitar cada instante. Foi fácil manter o foco porque o ambiente era muito bonito e agradável para se aprender. Tudo foi muito bem explicado e pudemos ver cada item estudado em sala de aula ao vivo. Isso foi muito interessante".

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