Notícias

Experiências estéticas e o Ateliê

Experiências estéticas e o Ateliê

Muitos já devem ter observado que a entrada do prédio da Educação Infantil do G3 ao G5 está diferente. A partir desse ano, as atividades relacionadas à Arte ganharam um Ateliê, de uso coletivo, montado para promover experiências estéticas ainda mais enriquecedoras.
Mas, antes de discorrer sobre o Ateliê e sua importância é interessante saber: o que significa "ter experiências"? O educador Jorge Larrosa define que "experiência não é aquilo que passa por nós, mas aquilo que se passa em nós, aquilo que fica gravado em nossas entranhas."
Então, experimentar quer dizer viver mais do que uma única vez aquele momento, revisitar, com certa frequência, para enriquecer o olhar, a história e os conhecimentos. As experiências permitem que nos transformemos, mexem com nossas sensações, reflexões, ideias e conceitos.
Curioso também saber do valor da Arte na educação, em especial, dos pequenos, pois ela, além de surgir naturalmente no universo infantil, traz consigo inúmeras vantagens que são fundamentais para o desenvolvimento. Pode-se destacar a expressão das emoções, a criança expressa o que vivencia e como sente essa vivência de forma plena. Mostra sua compreensão da realidade e do mundo que a cerca; a criatividade - a manifestação criativa é fundamental para o desenvolvimento intelectual e a arte, além de encorajar talentos, facilita a imaginação; desenvolvimento da escrita - os rabiscos - que dão lugar aos desenhos que darão lugar à escrita, portanto, estimula a coordenação motora e facilita os movimentos das mãos; estimula os sentidos; melhora a comunicação; o autoconhecimento; diminui a ansiedade; entre outras vantagens.
E, quais lugares a Arte habita? No espaço, na escola, na cidade, nos materiais, nos lares, na linha, na natureza, no corpo... em suas várias formas de expressão, seja por meio de desenhos, montagens, pinturas, rabiscos, construções, dança, música. Diante disso, necessário se faz dedicar um espaço amplo e bem estruturado, com diversidade de materiais, que explore cores, percepções, sensações, emoções.
O Ateliê da Educação foi pensado e estruturado para acolher as necessidades de desenvolvimento do G3 ao G5, com projetos de arte e educação, podendo a criança espontaneamente se expressar em um dos seus seis cantos ("Elementos Naturais", "Pintura", "Modelagem", "Alinhavos", "Riscadores e Colagens" e "Construções') ou ser direcionada a criações por meio de projetos educacionais temáticos ou mesmo de técnicas artísticas. A disposição e estética do local são atrativos e também de valorização da criação, pois os trabalhos ficam expostos para os demais. O espaço permite, inclusive, interações entre diferentes turmas. Dispõe, ainda, de uma diversidade de materiais para cada canto, todos eles escolhidos para o desenvolvimento das habilidades dos alunos.
O Ateliê veio para enriquecer o universo de experimentação da criança e facilitar a aprendizagem de si, do outro, do mundo, de forma divertida, estimulante e saudável.

Compartilhe essa postagem
Mais notícias
WhatsApp