Notícias

Estudando os Pássaros

Estudando os Pássaros

Ensino Fundamental - 8º ano

Além dos alunos do G4, os do 8º ano do Ensino Fundamental também se encantaram pelos pássaros. Durante a viagem de estudo do meio para o PETAR, os estudantes fizeram uma trilha na Mata Atlântica. Ao retornar, participaram de uma atividade interdisciplinar coordenada pelo professor de Inglês, João Capucim, um apaixonado por pássaros.
Nas aulas, explorando conteúdos dos Projetos Vida, iniciaram leituras, na língua inglesa, sobre pássaros extintos e a razão da extinção de alguns deles. Con-versaram e fizeram pesquisas e leituras sobre as aves da Mata Atlântica, a função e a importância delas na natureza. Pelo interesse demonstrado pelos alunos, o professor João teve a ideia de propiciar uma experiência real de observação de aves na natureza, proporcionando assim, um aprendizado sobre seus habitats, suas características e a necessidade de protegê-las.
O local escolhido foi o Horto Florestal de Tupi, uma área de aproximadamente 10 hectares que mantêm, ainda, características da Mata Atlântica, visitada, no dia 31 de agosto, por um grupo de alunos acompanhados pelo professor João e pelo biólogo, observador de pássaros, Valdir Felipe Paulete.
No Horto fizeram uma trilha externa e observaram saí-andorinha, tiziu, risadinha, pica-pau-verde-barrado, saíra-amarela, saíra-beija-flor e outros habitantes do local. Os alunos admiraram muito os pássaros e a natureza do local. Na trilha interna aprenderam sobre os diversos tipos de plantas e árvores que compõem a mata e sobre as espécies que dependem delas. No final dessa trilha foram surpreendidos com a visita de um pica-pauzinho-escamoso, ave bastante difícil de ser observada por apresentar movimentos muito rápidos e ativos.
No final da caminhada, todos estavam muito empol-gados pelo lindo dia que a natureza havia lhes oferecido e por terem apreciado mais de 40 espécies de pássaros.
Essa atividade instigou que a pesquisa e trabalho sobre pássaros continuasse. O professor João contou então para os alunos sobre seu interesse por álbuns de figurinhas, quando surgiu a ideia de elaborar um sobre pássaros da Mata Atlântica vistos no Horto Florestal. Assim, os alunos iniciaram as pesquisas para o álbum, que além de foto, contém informações básicas, na língua inglesa, sobre a espécie, como nome científico, nome popular em português e inglês, habitat, região onde são mais encontrados e curiosidades. Para compartilhar com outras pessoas, vários pássaros pesquisados para o álbum viraram marcadores de livros, um mimo para os visitantes do Encontro Cultural que também apreciaram as esculturas de pássaros em argila, feitos nas aulas de Arte, com a professora Camila Alencar.

Compartilhe essa postagem
Mais notícias
WhatsApp