Notícias

Estudando charge com o cartunista Erasmo Spadotto

Estudando charge com o cartunista Erasmo Spadotto

A convite da professora de Língua Portuguesa, Olga Martins, os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental receberam, no dia 14 de setembro, o cartunista Erasmo Spadotto. “Esse encontro ocorreu porque trabalhamos a charge como gênero textual, a partir do qual propus uma produção que estabelecesse intertextualidade com elementos do Ciclo do Ouro no Brasil (arte, política, economia e personagens envolvidos na Conjuração Mineira)”, explicou a professora.
Erasmo apresentou as diferenças entre a charge, o cartum e a caricatura e reforçou o sentido crítico, reflexivo e temporal que as charges, costumeiramente, apresentam. Analisou várias produções próprias e de outros cartunistas importantes, destacando os recursos gráficos e linguísticos causadores do humor e da surpresa. Ao final do encontro, encantando mais ainda os alunos, o cartunista produziu várias caricaturas, exagerando alguma peculiaridade física, ou reforçando algum traço de personalidade, que a turma revelou.
Em seus relatos sobre a visita, os alunos demonstraram o quanto apreciaram a atividade e a dinâmica de estudo sobre a charge, proposta pela professora: “Achei a apresentação do cartunista Erasmo Spadotto muito boa e útil. Eu pude ver como os profissionais fazem as charges e só depois percebi como é difícil ter criatividade para fazer uma. Não é só o desenho, é pegar uma notícia atual e ter a ideia de alguma coisa engraçada, que vá fazer o público refletir ou dar risada sobre a situação. Gostei muito das charges que foram feitas pelo cartunista, achei a maioria delas engraçadas, como as de política, pois ele consegue transformar algo tão chato e complicado em algo engraçado e simples de entender”, disse Kalil Sallum Haddad Dib.
"Quando digo que a visita do cartunista Erasmo Spadotto foi uma experiência bem divertida, interessante e engraçada, acho que digo por todos. A oportunidade dada pela professora Olga e pelo Colégio foi mais que incrível. O Erasmo começou conversando com a gente sobre seus trabalhos que, por sinal, são incríveis, com críticas sociais fortes com uma pontinha de comédia. Mas, com certeza, a melhor parte de tudo foi quando ele começou a nos desenhar. Cada caricatura incrível! Ficamos até o último segundo, aproveitando sua habilidade de desenhar", contou Matheus Drummond Coelho.

Compartilhe essa postagem
Mais notícias
WhatsApp