Notícias

Equipe do CLQ participa de palestra sobre o Desenvolvimento de 0 a 3 anos

Equipe do CLQ participa de palestra sobre  o Desenvolvimento de 0 a 3 anos

A coordenadora da Educação Infantil, Simone Montrazi, acompanhada pelas professoras Daniela Tonin, Débora, Luciana Totti e Lucimeire participaram, no dia 13 de junho, de uma palestra, em Campinas, proferida pelo educador Paulo Fochi, coordenador e professor do curso de especialização em Educação Infantil da Unisinos, no Rio Grande do Sul.
A palestra abordou o desenvolvimento das crianças 0 a 3 anos. O pedagogo defende a premissa de que, mais do que ser estimulada constantemente, a criança precisa de uma atmosfera que lhe possibilite o desenvolvimento espontâneo, em condições e ambiente seguros. Como, por natureza, a criança é curiosa e quer descobrir o mundo, demanda que se garantam condições para que ela o vá conhecendo e, a cada descoberta, a cada desafio superado, tenha retorno positivo de seu esforço.
Para o educador, isso não significa que se deva deixar o processo de aprendizagem acontecer espontaneamente. O grande desafio que o pedagogo coloca é o de planejar a Educação Infantil a partir das necessidades da criança, de forma que a produção de conhecimentos tenha sentido para ela. Salienta, ainda, que a educação, nos primeiros anos de vida, deve constituir processo de corresponsabilidade entre a família e a escola, para que tenha qualidade. Nele, os adultos, tanto pais quanto professores, dão sustentabilidade emocional ao educando, com sua presença.

Compartilhe essa postagem
Mais notícias
WhatsApp