Notícias

Ensino Bilíngue

Ensino  Bilíngue

17 Dez 2018

Por: Eduardo Francini (Orientador Pedagógico)

O Programa Bilíngue do CLQ, fruto de muito estudo e dedicação, foi elaborado com o objetivo de promover a aprendizagem significativa da língua inglesa, com um tempo maior de imersão na escola.
Ser bilíngue significa ser capaz de interagir com o mundo em duas línguas, em vários níveis de proficiência. Assim, promoveremos o bilinguismo através da contextualização e do diálogo do ensino de inglês com os campos de atuação das crianças (social, afetivo e acadêmico), diferentemente da Educação Bilíngue, na qual os conteúdos acadêmicos são ensinados em inglês, seguindo um currículo estrangeiro, conforme oferecemos no High School para nossos alunos do Ensino Médio.
Para a Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental estenderemos as práticas em língua inglesa, ampliando e aprofundando as vivências no idioma através da exploração de jogos e brincadeiras, contação de histórias, músicas, experimentos e conteúdos - tudo isso integrado à aprendizagem de inglês.
Além das aulas inseridas na grade curricular, teremos mais quatro aulas para os alunos da Educação Infantil e outras seis aulas adicionais para os alunos do Ensino Fundamental - anos iniciais, totalizando 7 e 9 aulas, respectivamente, de inglês por semana.

Perguntas frequentes:
Por que o nome bilíngue?
Este é um programa que se dá em complementaridade ao currículo do CLQ. Sendo o currículo CLQ em Português e esse programa complementar dado essencialmente em inglês, os mecanismos acessados pelos alunos e alcançados durante essas aulas do programa atingirão ambas as estruturas linguísticas; portanto, bilíngue.

Não é aula de inglês?
Sim......e não!! Quer dizer, é uma rotina para se aprender sobre a língua (de inglês) e para aprender algo usando a língua (em inglês). Essa metodologia que integra linguagem a outros conhecimentos é denominada CLIL (Content and Language Integrated Learning).

Serão trabalhadas algumas matérias (por exemplo, Ciências) nesse programa?
O programa bilíngue tem alguns pilares fundamentais:
1. Língua (diversas práticas de linguagem: storytelling, literature, oral presentations, writing);
2. Conhecimento (empírico, de mundo, científico, das diversas esferas de atuação humana - de acordo com o programa de cada série, os conteúdos acadêmicos serão mobilizados em atividades e experimentos práticos);
3. Diversão (aprendizagem significativa, participação ativa do aluno, experimentação, interação).

 

Compartilhe essa postagem
Mais notícias