Notícias

Encontro Cultural: interação escola-família

Encontro Cultural:  interação escola-família

Nos meses de agosto e setembro, os alunos do Ensino Fundamental vivenciaram momentos prazerosos, quando dividiram, com os pais, um pouco da rotina escolar. O Encontro Cultural, que aconteceu às terças-feiras no final da tarde, ampliou o espaço que a escola ocupa na vida dos alunos e dos professores, propiciando momentos em que se pôde demonstrar e explicar o trabalho científico e a cultura desenvolvidos ao longo do semestre, estudos que nasceram a partir de teorias e de experiências vividas pelas crianças na escola.
As atividades proposta tiveram, como objetivo, promover a criatividade e o senso prático dos alunos, por meio da transdisciplinaridade que o ambiente escolar oferece, em projetos de equipe, que resultaram em produções, como maquetes, cartazes etc. As crianças desenvolvem, assim, a capacidade de comunicativa através das apresentações e das exposições sobre as atividades desenvolvidas. O Encontro permite a socialização desses trabalhos com os pais, aproximando a família do cotidiano escolar.
Após a apresentação musical, divididos em grupos, os alunos, acompanhados pelos pais, participaram de atividades de Tecnologia Educacional, Arte, Educação Física, Filosofia e Inglês.
A exposição de trabalhos e as oficinas exploraram alguns temas trabalhados em sala de aula. Apresentaram as músicas de forma tão encantadora que surpreendeu a todos, pois as bandas, cada uma de um ano, tocavam com potinhos de iogurte, latas, copos plásticos, carteiras escolares e bolas.
Em Arte, os presentes puderam ver as características do trabalhos de alguns artistas estudados. Além disso, conheceram a metodologia dessas aulas no Ensino Fundamental.
Em Educação Física participaram de atividades físicas, jogos recreativos, desafios, oficina dos sentidos e do equilíbrio, entre outras.
Em Tecnologia Educacional, os pais foram desafiados a participar, com os filhos, de jogos de raciocínio lógico e de noções de programação. Além disso, desenvolveram atividade virtual com textos, por meio do Portal Educacional. Nessa data, algumas turmas apresentaram os livros, criados pelos alunos, através de estudos e da atividade no Portal.
Em Inglês e Filosofia, apresentou-se a metodologia das aulas, com atividades recreativas de memorização, de reconhecimento, entre outras, em Inglês e de contação de história e exploração/reflexão de temas em Filosofia.
Após as oficinas, todos puderam apreciar os trabalhos realizados pelos alunos. Os Encontros foram descontraídos e elogiados pelos familiares. A equipe do CLQ ficou muito feliz por esses momentos de integração e de descontração.

 

Compartilhe essa postagem
Mais notícias
WhatsApp