Notícias

Encontro Cultural da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I

Encontro Cultural da Educação Infantil  e do Ensino Fundamental I

Três encontros foram promovidos no mês de setembro: nos dias 16 e 23 do Ensino Fundamental I, respectivamente do 1º, 2º e 3º anos e do 4º e 5º anos, enquanto, no dia 30, da Educação Infantil.
Os Encontros do Ensino Fundamental seguiram o mesmo formato do primeiro semestre, e foi elogiado por muitos pais. Inicialmente, aconteceu a reunião pedagógica com professores e especialistas, momento em que os pais puderam saber detalhes sobre o andamento das atividades, o desempenho individual e o coletivo, entre outras informações. Seguiram-se a apresentação musical e a exposição dos trabalhos realizados no 2º bimestre letivo.
As apresentações musicais do Ensino Fundamental I, nos dois encontros, emocionaram a todos, pela beleza das canções e pelo sensível desempenho dos alunos. O encantamento não foi diferente na Educação Infantil, com as apresentações de Teatro, de Inglês, seguidas por uma orquestra interativa com a participação dos pequenos.
Trabalhos de diversas áreas de ensino foram expostos, despertando a curiosidades de todos, bem como as atividades interativas, em especial as organizadas e explicadas pelos próprios alunos no Ensino Fundamental. Muitos pais mostraram-se orgulhosos da desenvoltura, da competência e da alegria dos alunos em explicar e/ou orientar atividades. No Encontro da Educação Infantil, pais e alunos divertiram-se nas oficinas de movimento e sensações, de pintura gigante, de pintura de flores e folhas do jardim, de escultura com jornal e argila e, também, na trilha .
Além de inteirar os pais sobre a rotina escolar e os trabalhos desenvolvidos pelos filhos, os encontros mostraram diferentes formas de expressão e de aprendizagem e marcaram-se por momentos de descontração e de interação entre a escola e as famílias.

 

Educação Infantil

A escola é o lugar onde adultos e crianças crescem juntos. Ela deve estar aberta para que o diálogo e a escuta entre escola e família possam acontecer.
Além das muitas trocas de experiências que acontecem no cotidiano, no Encontro Cultural as famílias podem acompanhar as diferentes produções e os interesses das crianças. Conseguem visualizar a escola em movimento, como produtora de cultura, porque as crianças se movem todo o tempo, e não só fisicamente, pois as suas mentes e interações sociais estão em constante movimentação, assim como a sua linguagem.

“Essa interação é fantástica, pois a gente pode identificar o trabalho dele, o carinho que é dispensado para as crianças. Estamos confiando nossos filhos à escola e às professoras e aqui, a gente pode reconhecer o trabalho que vem sendo feito, pela atitude das crianças, pela desenvoltura dele, a interação entre ele e os colegas. Então ele aprende que não é único, que tem de dividir, respeitar o espaço do colega, a se organizar, a ser mais participativo e também gastam muito energia, caso contrário”, brinca, “mata os pais”, comentaram Ricardo Barbosa de Lima e Claudia Granato Barbosa de Lima, pais de Vinicius Granato Barbosa de Lima, do G1 (acompanhado pela irmã Larissa). 

Flávia e Marcelo Sakurai estavam superenvolvidos com as atividades do João Vicente, do G3. “Viemos de Sete Lagoas, Minas Gerais, em agosto e já percebemos que ele evoluiu bastante, comparando com a escola de que ele veio, na fala, na linguagem, na interação, na desenvoltura. Como mãe, estou amando, além de achar muito importante essa participação dos pais, pois podemos ver o que está acontecendo no desenvolvimento, na interação da criança, a relação com as outras crianças, como se comporta. Muito bom.” O pai também afirmou: “Acho que ele está interagindo bastante, tem diversas atividades, num ambiente bem seguro, eles estão soltos, livres, e está tudo bem interessante.” 

 

Ensino Fundamental 1º, 2º e 3º ano

A orquestra emocionou, a arte se instalou e a diversão ao aprender encantou!
Plantio de feijão, jogo da velha, teatro de fantoches, bilboquê, trilha cidadã, limeriques ao pé do ouvido, tramas geométricas, balança humana, jogo da influência e da alimentação saudável, corrente do bem, amarelinha reciclável e muito mais.

“Meu filho estava superempolgado. Colocou o despertador para as 7h30, de modo a garantir que não perderia a hora. Acho que esses encontros envolvem todos os pais e alunos da escola e isso é muito bom. O Leonardo fez questão de salientar que fez muito mais coisas do que está exposto aqui “Você vai ver só um pouco”. Para nós, pais, isso é muito importante, pois nos dá um parâmetro do que estão realizando e também é muito emocionante e gostoso ver o trabalho deles”, contou Ane, mãe do Leonardo do 1º ano B. 

Anderson Ferrari estava jogando com o seu filho Iago Pollacow Sabag Ferrari, do 2º B: “Estou achando muito importante e legal essa confraternização e minha participação nesse momento com ele." Beatriz P. Sabag, mãe do Iago, disse: “Acho ótimos esses eventos. Ele está explicando para nós várias coisas que aprendeu. Está muito gostoso e é muito boa essa interação que o Colégio proporciona por meio dos Encontros, mostrando o que as crianças vêm aprendendo.”

 

Ensino Fundamental 4º e 5º ano

Protagonismo e felicidade dos alunos! Contação de histórias, mitos, contos de mistérios, tangran, ângulos, terrários, fósseis, releitura de Piet Mondrian, jogos de raciocínio, fração, biblioteca virtual, programação e robótica, tipos de bolas de várias modalidades esportivas, jornal imperial, dominó de estados e capitais e muito mais! Parabéns aos alunos e aos professores!

Lahara Araújo, do 4º A, estava feliz por explicar as regras de um jogo de raciocínio e admite que perder faz parte do jogo, pois o importante é tentar e participar. A mãe, Luana Araújo e o pai, Robert Araújo consideraram: “É uma iniciativa interessante do Colégio, pois é uma troca de experiências, uma oportunidade de vermos o que a escola está trabalhando com eles e o que estão aprendendo. O fato de ela conseguir passar isso para a gente dá a segurança de que realmente está evoluindo”.

Júlia Prado e Juliana Fontes, do 4º A, e Pedro Galina, do 4º B, estavam muito empolgados e envolvidos na apresentação de seu trabalho em LPT, uma biblioteca virtual. Explicaram todo o sistema de funcionamento, inclusive que tem uma meta de leitura para passar de um nível a outro. “Estamos muito felizes por apresentar este trabalho aqui no Encontro”.

Mariane Costa, do 4º C, estava explicando a seus pais, Alessandra e Marcius Costa: “Arestas são os palitos e as vértices são as gominhas”. Ambos, orgulhosos, comentaram: “Isso é muito importante. É a efetivação do que eles estão aprendendo em sala de aula. Essa exposição é tudo, pois, além de entender, ela também tem de saber explicar, saber expor. Acho que isso, realmente, ensina, a ela, a arte de exposição, já que tem de entender o que viu em sala de aula.”

Compartilhe essa postagem
Mais notícias
WhatsApp