Notícias

Emoção e homenagens marcam lançamento do livro de Newman Simões

Emoção e homenagens marcam lançamento  do livro de Newman Simões

A emoção tomou conta do público presente ao lançamento do livro “Cem Problemas, Mas Sem Planos”, do professor de Matemática, Newman Simões, ocorrido no sábado, dia 9 de outubro, no teatro do Colégio CLQ, unidade Reserva Jequitibá. Entre declamações de poemas, músicas e histórias, Newman homenageou alguns professores e também ex-alunos vencedores da Olímpiada de Matemática. O professor foi acompanhado, na apresentação, pelo violonista Alexandre Bragion e pelo violoncelista Paulo Bandel, também ganhador da medalha de prata da Olímpiada Regional de Matemática da UNICAMP, em 1996.
A ideia do livro surgiu no ano passado, quando Newman completou 50 anos de carreira como professor e 40 como preparador de alunos para a Olímpiada Brasileira de Matemática. A obra apresenta 50 problemas a resolver, 50 questões resolvidas, além de poemas e comentários.
A obra é dedicada ao professor de Física Shunhiti Torigoi, fundador do Colégio. “Fiquei comovido com a homenagem, muito contente pelo que ele foi para mim e o que acredito que o CLQ foi para ele. Newman foi uma das colunas mestras para a formação do CLQ”, afirmou.
Os professores Juan Sebastianes, José Arthur de Andrade e José Roberto Maraccini também foram homenageados pelo colega. “A homenagem é a concretização de 50 anos de convivência, de uma amizade harmônica, fraterna, doce e meiga”, falou José Arthur. Para Maraccini, o tributo foi uma grande surpresa. “Recebi essa homenagem com muita alegria, por vir de uma pessoa que considero muito”, destacou.

Gratidão
O ex-aluno Bruno Furlan, vencedor da Olímpiada de Matemática da Unicamp em 2002, foi um dos homenageados pelo professor. Hoje morando em São Paulo, ele esteve presente ao lançamento e se disse surpreso e agradecido pelo tributo. “Trocamos e-mails, mas não esperava isso. Na verdade, a homenagem deve ser feita a ele”, declarou.
O médico endocrinologista Raul Neder Porrelli, igualmente homenageado por Newman, também elogiou o professor. Vencedor da Olímpiada de Matemática em 1977, com os colegas André Toledo Mendes e José Vicente Caixeta, ele disse que o grande homenageado era Newman. “Participar de uma Olímpiada de Matemática é complicado, e a gente fez parte dessa história com ele”, observou.
Ao finalizar o evento, Newman agradeceu ao público presente e sobre o dia do professor, brincou que “sempre foi sem nunca ter sido”, uma referência à sua formação como engenheiro agrônomo. Por fim, concluiu dizendo que seu livro é o legado de uma vida.

Compartilhe essa postagem
Mais notícias
WhatsApp