Notícias

Curso para formação de Educadores

Curso para formação de Educadores

Instituto CLQ

O Instituto CLQ cumprindo um de seus propósitos que é de potencializar a capacidade humana e o bem comum no campo educacional, por meio de palestras, cursos, seminários e no compartilhamento de boas práticas educacionais para a formação continuada de professores e agentes educacionais, promoveu, no decorrer do segundo semestre, três cursos, a saber:

Currículo, Movimento Maker e BNCC - Itinerários Possíveis - realizado no dia 28 de setembro, para diretores, coordenadores e professores. Carga horária: 8 horas.
O curso abordou como pensar um currículo e o dia a dia do estudante no processo intitulado "mão na massa" e como desenvolver os 4Cs - Pensamento Crítico, Colaboratividade, Comunicação e Criatividade, habilidades cruciais para o século XXI. Os Tópicos abordados foram Movimento Maker e Currículo Escolar, Aprendizagem Criativa, Pedagogia de Projetos, Avaliação dentro da perspectiva do fazer na Educação. Os Palestrantes foram Damione Damito, fundador e host do Papo de Educador, Fábio Zsigmond, co-fundador do Mundo Maker, Sérgio Ferreira, diretor do Instituto CLQ, Renata C. O. Barrichelo Cunha, Professora da Pós-Graduação em Educação do Centro Universitário Salesiano de São Paulo e Sérgio do Amaral, Professor Titular da Faculdade de Educação da UNICAMP.

“O curso, através da sequência de atividades proporcionou aos seus participantes a integração entre os aspectos teóricos e práticos da cultura Maker. No decorrer do dia, a sequência de atividades realizadas oportunizou a experienciação de uma infinidade de usos e aplicações que certamente podem enriquecer a nossa prática docente e proporcionar ao aluno um aprendizado lúdico, dialógico e que se desenvolva tendo o professor como mediador e o aluno como protagonista do processo”. (Mara Dickel)

 

A experiência lúdica como semente da transformação - realizado no dia 5 de outubro, voltado para diretores, coordenadores, professores e educadores da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I - Carga horária: 5 horas.
Esse minicurso, ministrado pelo Prof. Dr. Nélio Spréa, educador, produtor artístico e músico, tratou da correlação entre os temas ludicidade, socialização, culturas da infância, cultura escolar e criatividade na escola. O palestrante demonstrou como o fenômeno do brincar revela processos de transformação e permanência social e dois pontos que se complementam: a experiência lúdica como ferramenta pedagógica e como empreendimento criativo da criança. Os tópicos abordados foram: "A ludicidade na escola" e as "Experiências no brincar".

“Não conhecia Nélio e foi um prazer enorme conhecê-lo. Ouvi-lo ao longo daquela manhã foi suave e encantador, principalmente por revisitar situações de infância que eu vivenciei. Pensar em promover situações semelhantes para as crianças, além de refinar o olhar diante de propostas como as apresentadas diante às falas dele, são ações que permeiam de maneira concreta o território da Educação Infantil, inclusive estenderia às crianças maiores. Foi muito bacana!” (Sheila Wakuda)

 

“Workshop: CONTENT AND LANGUAGE INTEGRATED LEARNING - CLIL” – aprendizagem integrada de conteúdo e linguagem - realizado no dia 30 de novembro para professores e gestores interessados em ensino de idiomas, com o objetivo de discutir, tecer relações com outras abordagens, definir aspectos positivos e negativos da utilização do CLIL, pensar soluções para sua aplicação e possibilitar o desenvolvimento de práticas pedagógicas mais signifi-cativas. O workshop foi ministrado pela Profª Drª Mônica Hermini de Camargo, coordenadora acadêmica do São Paulo Open Centre. A abertura contou com a palestra "O ensino de inglês e as implicações práticas curriculares” pela Profª Drª Antonieta Heyden Megale Siano, coordenadora de pós graduação de Educação Bilíngue do Instituto Singularidades, que debateu sobre a evolução do ensino de língua a partir de práticas e ideologias linguísticas performadas em contextos híbridos e interculturais.

 

Compartilhe essa postagem
Mais notícias
WhatsApp