Notícias

Alunos visitam cidades em Minas Gerais

Alunos visitam  cidades em Minas Gerais

Durante quatro dias, os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental voltaram no tempo, ao conhecer locais que foram palcos de fatos importantes e onde viveram personagens relevantes de nossa história. Entre os dias 31 de agosto e 04 de setembro, os alunos, acompanhados pelo professor de História, José Daniel Batista, e da professora de Língua Portuguesa, Olga M. dos S. Leite, visitaram quatro cidades históricas de Minas Gerais: Tiradentes, Congonhas, Ouro Preto e Mariana.
A viagem de estudo relaciona-se ao tema dos Projetos Vida do 9º ano, cujo objetivo é sensibilizar os alunos sobre a importância de valorizar a cultura e a história brasileiras. De fato, lá exploraram diversos aspectos históricos do período colonial, a cultura mineira e as características geográficas da região, rica em rochas e minérios.
Em Tiradentes, estudaram as características da arquitetura e da constituição da cidade. Lá também puderam comparar a arte barroca com a rococó, conhecer a famosa Estrada Real ou Estrada do Ouro. Em Congonhas, estiveram no Santuário de São Jesus de Matosinhos, quando puderam observar toda a religiosidade da época e apreciar o maior legado das obras de Aleijadinho.
Já em Ouro Preto, tiveram conhecimentos sobre a ocupação do local, a influência religiosa, a arquitetura, ocasião em que puderam refletir sobre a importância dos cuidados com o patrimônio histórico. Visitaram o Museu dos Inconfidentes, o de Mineralogia, a Casa dos Contos. Apreciaram, ainda, a atuação de um artista que transforma azulejos quebrados em arte, produzindo paisagens da cidade; finalizaram o passeio, conhecendo a mina de ouro, do século XVIII, chamada Santa Rita. Neste local receberam informações sobre o trabalho dos escravos e a exploração do ouro.
No último dia, em Mariana, participaram de uma oficina de escultura em pedra sabão, observando a arte de Aleijadinho e de Ataíde. Visitaram a Mina da Passagem, do século XIX, já com o uso de mais tecnologia, se comparada à de Santa Rita, mais antiga. No centro histórico da cidade, além dos aspectos geográficos e arquitetônicos, observaram uma igreja em restauração. Além disso, obtiveram informações sobre o recente desastre ambiental, quando tiveram contato com uma pessoa que teve parte da família prejudicada, perdendo, inclusive, um sobrinho. Também ouviram relatos sobre o acontecimento e puderam dimensionar a importância econômica da mineração naquelas plagas.
Os professores Daniel e Olga elogiaram os alunos, afirmando: “Eles tiveram comportamento muito bom e desempenho maravilhoso, já que demonstraram grande conhecimento prévio da região, o que resultou numa participação efetiva, que, inclusive, chamou a atenção dos professores e dos guias locais.”
A viagem do 9º ano sempre marca o final de um ciclo, o Ensino Fundamental. Para comemorar, diversas brincadeiras foram preparadas e, também, uma balada. Puderam ver filmes de outras viagens, que fizeram juntos, e receberam uma cópia do vídeo e um mini-álbum com as fotos.

Compartilhe essa postagem
Mais notícias
WhatsApp