Durante quatro dias, os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental voltaram no tempo, ao conhecer locais que foram palcos de fatos importantes e onde viveram personagens relevantes de nossa história. Entre os dias 31 de agosto e 04 de setembro, os alunos, acompanhados pelo professor de História, José Daniel Batista, e da professora de Língua Portuguesa, Olga M. dos S. Leite, visitaram quatro cidades históricas de Minas Gerais: Tiradentes, Congonhas, Ouro Preto e Mariana.
A viagem de estudo relaciona-se ao tema dos Projetos Vida do 9º ano, cujo objetivo é sensibilizar os alunos sobre a importância de valorizar a cultura e a história brasileiras. De fato, lá exploraram diversos aspectos históricos do período colonial, a cultura mineira e as características geográficas da região, rica em rochas e minérios.
Em Tiradentes, estudaram as características da arquitetura e da constituição da cidade. Lá também puderam comparar a arte barroca com a rococó, conhecer a famosa Estrada Real ou Estrada do Ouro. Em Congonhas, estiveram no Santuário de São Jesus de Matosinhos, quando puderam observar toda a religiosidade da época e apreciar o maior legado das obras de Aleijadinho.
Já em Ouro Preto, tiveram conhecimentos sobre a ocupação do local, a influência religiosa, a arquitetura, ocasião em que puderam refletir sobre a importância dos cuidados com o patrimônio histórico. Visitaram o Museu dos Inconfidentes, o de Mineralogia, a Casa dos Contos. Apreciaram, ainda, a atuação de um artista que transforma azulejos quebrados em arte, produzindo paisagens da cidade; finalizaram o passeio, conhecendo a mina de ouro, do século XVIII, chamada Santa Rita. Neste local receberam informações sobre o trabalho dos escravos e a exploração do ouro.
No último dia, em Mariana, participaram de uma oficina de escultura em pedra sabão, observando a arte de Aleijadinho e de Ataíde. Visitaram a Mina da Passagem, do século XIX, já com o uso de mais tecnologia, se comparada à de Santa Rita, mais antiga. No centro histórico da cidade, além dos aspectos geográficos e arquitetônicos, observaram uma igreja em restauração. Além disso, obtiveram informações sobre o recente desastre ambiental, quando tiveram contato com uma pessoa que teve parte da família prejudicada, perdendo, inclusive, um sobrinho. Também ouviram relatos sobre o acontecimento e puderam dimensionar a importância econômica da mineração naquelas plagas.
Os professores Daniel e Olga elogiaram os alunos, afirmando: “Eles tiveram comportamento muito bom e desempenho maravilhoso, já que demonstraram grande conhecimento prévio da região, o que resultou numa participação efetiva, que, inclusive, chamou a atenção dos professores e dos guias locais.”
A viagem do 9º ano sempre marca o final de um ciclo, o Ensino Fundamental. Para comemorar, diversas brincadeiras foram preparadas e, também, uma balada. Puderam ver filmes de outras viagens, que fizeram juntos, e receberam uma cópia do vídeo e um mini-álbum com as fotos.