Notícias

Alunos realizam Estágio no CENA/USP

Alunos realizam Estágio no CENA/USP

Um grupo de alunos da 2ª série do Ensino Médio participou, no período de 25 a 29 de julho, de um Curso de Inverno em Biologia Celular e Molecular, realizado no Centro de Energia Nuclear na Agricultura — CENA/USP. A iniciativa foi da professora Margarete de F. Costa que, no primeiro semestre, realizou um curso de Biotecnologia para os alunos do Ensino Médio. A partir de uma aula prática realizada no CENA/USP, a convite da profa. doutora Tsai Siu Mui, diretora do Centro e responsável pelo Laboratório de Biologia Molecular, os alunos participantes do curso puderam inscrever-se para um curso-estágio durante as férias.
As atividades desenvolvidas com os alunos, sob a supervisão de estudantes de pós-doutorado dos laboratórios da Instituição, englobaram conceitos sobre a Base da Biologia Molecular aplicada à Agricultura e ao Ambiente, a extração de DNA de plantas e de solos de amostras coletadas na Amazônia, floresta e pastagens. Os alunos tiveram contato com práticas laboratoriais de nanotecnologia, de genética, de análise e de avaliação de solos, do cultivo de células animais, dos organismos geneticamente modificados, da extração de DNA, entre outras.
Kathleen F. da S. Pereira, do 2º A, conta que achou o estágio muito interessante. “O curso foi aplicado, em linha geral, com foco em genética. Foi uma ótima experiência, pois pudemos ver que tudo que aprendemos na teoria tem sua aplicação na prática e foi um grande aprendizado ver e aprender algumas práticas adotadas.”
“Foi um curso muito bom para nossa evolução devido ao contato com experiências e técnicas nos laboratórios. Fazer esse estágio contribuiu bastante para a minha decisão de curso, ainda mais que aprendi coisas novas e pude aprofundar meus conhecimentos nessa área. Tivemos também aulas muito interessantes, como a de nanotecnologia, uma técnica muito utilizada para diagnóstico de Alzheimer e outras doenças hereditárias”, comentou Gabriel Y. Brandalise, do 2º B, que pretende cursar Biomédicas ou Medicina.
Nathalia Colletti A. e Silva, do 2º A, também achou ótima a vivência. “Tudo foi voltado mais para a prática, embora tenhamos recebido sempre informações teóricas antes. Tivemos contato com toda a estrutura da Universidade. Durante esse período, tivemos a oportunidade de ver como é o cotidiano de um centro especializado em mestrado e doutorado. Vimos muitas coisas que estamos aprendendo em genética e geografia e pudemos constatar que tudo é muito pesquisado e o que todo conteúdo que estudamos no Colégio é resultado de estudos científicos, como os realizados pelo CENA. Pudemos nos aprofundar mais no assunto e ver como a biotecnologia funciona de verdade”.
É consenso dos participantes que a experiência foi muito válida e que constituirá importante bagagem para a vida. Além dos conhecimentos adquiridos, comentaram, ainda, que tiveram uma noção de como funciona um estágio e acrescentaram: “Durante o período em que lá estivemos, a professora Tsai foi muito receptiva. Ela e a professora Margarete nos deram muita atenção, nos orientaram, assim como todos os professores e alunos de mestrado, doutorado e pós-doutorado da instituição envolvidos em nosso curso. Todos nos deixaram à vontade”. Realizaram também o estágio os alunos Naan Lima e Maria Júlia S. de Moraes.

Compartilhe essa postagem
Mais notícias
WhatsApp