Notícias

Alunos participam do fórum de simulação da ONU na FAAP

Alunos participam do fórum de simulação da ONU na FAAP

Um grupo de alunos do Ensino Médio participou, de 6 a 9 de setembro, da 14ª Edição do Fórum FAAP - Fundação Armando Álvares Penteado - de discussão estudantil na cidade de São Paulo. O Fórum trabalha, desde 2004, com o Modelo de Simulação da ONU - Organização das Nações Unidas - atribuindo, aos alunos, o título de "diplomatas temporários" dos mais variados países para discutir assuntos de interesse mundial.


Essa edição reuniu mais de 800 estudantes de diversas escolas da capital paulista e do interior que, divididos em comitês, debateram sobre os temas relacionados “As Novas Metas do Milênio - Estabelecimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável", a "Urbanização e Mobilidade Urbana" e "Matrizes Energéticas: Fontes Renováveis e sua Importância no Século XXI".


Os alunos Matheus, José Eduardo e Júlia contaram como foi a experiência: “Como já estamos acostumados à SILQ, pudemos aproveitar essa experiência, um aprendizado para acumular mais conhecimento sobre os temas debatidos, como também para utilizar em nossa Simulação. Novas portas se abriram e há vários fatores que vamos debater aqui para poder aplicar na SILQ, tanto de regulamentação, como de dinâmica. Percebemos que diferente daqui, lá tudo é mais diplomático e não há muita margem para conflitos, a não ser que seja relevante para um consenso final, principal meta do grupo, pois todos trabalham para favorecer e/ou defender o seu país, mas visando a um acordo comum que beneficie a todos.


Outro item que achamos muito interessante são os métodos que eles utilizam para envolver todos e também para ver a capacidade de argumentação e de lidar com conflitos. Lá chamam de 'crise', ou seja, criam uma situação hipotética, possível de acontecer, no meio da discussão, envolvendo diversos países, em especial aqueles que estão menos envolvidos na discussão, chamando-os para o debate, para que todos possam resolver a problemática criada. Pode ser uma notícia inesperada vazada pela imprensa, um atentado ou qualquer outra situação que envolva todos em uma solução imediata ou que interfira no rumo das discussões. Inclusive, recebíamos alertas da mesa de que, se determinada questão fosse aceita, poderia prejudicar o país que você representava, o que instigava uma intervenção sua. Em alguns momentos era difícil, mas muito empolgante ao mesmo tempo.


Percebemos também que não adianta você participar somente com o conhecimento que adquiriu sobre o assunto, tem também de saber ouvir, argumentar, propor e fazer acordos, ser maleável com a situação dos outros países, pois a proposta principal é de consenso.” E completaram: “Participar do fórum da FAAP foi diferente da SILQ, pois saímos de nossa zona de conforto, onde conhecemos todos, sabemos aqueles que estudam, que são mais desinibidos e podem debater profundamente o assunto, aqueles que têm poder de argumentação e lá era uma caixinha de surpresas, pois muitos ficam quietos por algum tempo e, de repente, se expressam muito bem, argumentando com muita propriedade e conhecimento.


Além disso, há uma grande competição entre as escolas, pois muitas almejam o 'martelinho', prêmio dado à melhor delegação, ou aos mediadores. Vimos professores chamando alunos escondido para dar informação, ou broncas pelo posicionamento, ou até por não se posicionar. No nosso caso, fomos acompanhados pelo Coordenador do Gaia, Sérgio Ferreira, e pela professora de História, Fábia Alves da Silva, que nos apoiaram muito. O Sérgio dava-nos dicas sobre o local, recursos, como reagir a uma questão e a Fábia sobre as questões teóricas, mas nos deixaram totalmente à vontade, com autonomia para agirmos e nos manifestarmos da forma que achássemos melhor. Esse apoio, sem pressão, foi muito bom. Estamos felizes, pois foi uma experiência muito rica, aumentou muito o nosso conhecimento e vimos que estamos no mesmo nível dos outros participantes, pois lá estavam reunidas as melhores escolas, em especial de São Paulo, e conquistamos três menções honrosas.”


Participaram dos eventos os alunos do Ensino Médio Adriano Gobatto (Menção Honrosa), Júlia Fossa Marques (Menção Honrosa), ambos da 2ª série, José Eduardo Buzzetto Santin, Henrique da Cunha Sarto (Menção Honrosa) e Nathalia Colletti Alencar e Silva, da 3ª série.


Parabenizamos os alunos pela excelente participação nos Fóruns da FAAP e pelo aprendizado adquirido.

Compartilhe essa postagem
Mais notícias
WhatsApp