Notícias

Alunos da 2ª série do Ensino Médio participam de curso de Biotecnologia

Alunos da 2ª série do Ensino Médio  participam de curso de Biotecnologia

A Biotecnologia, área da Biologia, associa, em seus estudos e pesquisas, conhecimentos de Química, Física, Estatística e Informática. Constitui área em amplo crescimento e cujo principal objetivo é desenvolver produtos e processos biológicos com o auxílio da ciência e da tecnologia. A ONU – Organização das Nações Unidas – classifica a Biotecnologia como “qualquer aplicação tecnológica que utiliza sistemas biológicos, organismos vivos, ou seres derivados, para fabricar, ou modificar, produtos, ou processos, para uma utilização específica”.
Um grupo de alunos da 2ª série do Ensino Médio, interessado em aprofundar seus conhecimentos em biológicas, participou do Curso de Introdução à Biotecnologia, ministrado pela Prof.ª Dr.ª Margarete de F. Costa, em parceria com o CENA/ ESALQ-USP. Com o objetivo de apresentar essa nova ciência e suas aplicações a diversas áreas do conhecimento, o curso envolveu, no primeiro e no segundo semestres, os alunos em aulas teóricas e práticas no Laboratório de Genética da ESALQ, para a extração de DNA; em visitas técnicas ao Laboratório de Biotecnologia e Microbiologia do CENA. Também conheceram os Laboratórios de Ecologia Molecular, Microbiologia Agrícola e Biotecnologia Animal da ESALQ, quando tiveram aulas com pesquisadores renomados, como a Prof.ª Dr.ª Siu Mui Tsai, o Prof. Dr. Alberto Correa Soares e o Prof. Dr. Luiz Lehmann Coutinho.
“O curso de iniciação proporcionou-nos experiências muito especiais em diversos aspectos. Por exemplo, pudemos entender, na prática, muitos conceitos de Genética, antes vistos somente em sala de aula. No decorrer dos encontros, conhecemos grandes pesquisadores da USP e fomos muito bem tratados pelos pós-graduandos que, com muita paciência e prontidão, nos ensinaram e explicaram tudo que faziam nos laboratórios, cedendo, a nós, tanto seu tempo, quanto seu espaço de trabalho. Além do mais, responderam a muitas dúvidas sobre suas profissões e sobre a graduação que escolheram. Pode-se dizer que facilitaram, de certa forma, a escolha do curso que prestaremos nos vestibulares, ano que vem.
É gratificante pensar que o Colégio e a ESALQ estão investindo em nós, que demonstramos interesse na área de biológicas. Foram-nos disponibilizados instrumentos, substâncias, materiais e equipamentos que os graduandos da Universidade usam regularmente. Uma das minhas aulas preferidas foi aquela em que extraímos o DNA de uma folha de maracujá, seguindo as instruções dos professores, pois nós realmente colocamos a mão na massa.
Os alunos que pretendem seguir a área de biológicas puderam sonhar, de forma mais próxima da realidade, com seu futuro. Já aqueles que seguirão outras áreas, com certeza, desenvolveram maior apreço e muito respeito à natureza e a cada espécie que a compõe. Vale salientar que também aprenderam sobre o agronegócio no Brasil.
O curso de iniciação à biotecnologia proporcionou-me experiências que, com certeza, levarei no meu coração para sempre. Fez-me desenvolver um carinho especial pela ESALQ - uma preciosidade em Piracicaba - e permitiu que eu passasse a ver o nosso país como um grande solo fértil para pesquisas e para o desenvolvimento do agronegócio.” comentou Laura Ramos Gonçalves, da 2ª série A.
O Curso propiciou novo conhecimento aos alunos sobre pesquisas, ambiente universitário e conhecimento biotecnológico. Ao final, todos receberam o certificado de participação.

Compartilhe essa postagem
Mais notícias
WhatsApp