Notícias

Alunos conhecem eclusa em Barra Bonita

Alunos conhecem eclusa em Barra Bonita

O destino dos alunos do 6ºano, para a continuidade do estudo sobre o rio Tietê, foi a cidade de Barra Bonita. Lá, puderam entender como funciona uma eclusa e usar uma delas. Navegaram pelo Rio Tietê, observando-lhe as margens, a mata ciliar, as atividades econômicas geradas por ele, os tipos de embarcação que por ele trafegam.
Os alunos Gabriel C. O. Rosa, 6º A, e Carolina Bueno Setten, 6º C, contaram ter achado muito legal usar a eclusa. “Embora a gente tenha estudado o funcionamento da eclusa em sala de aula, a ideia que fazíamos era diferente. Foi muito interessante ver que subia rápido (em cerca de 10 minutos) e ver, nos medidores, a altura em que estávamos”, disse Gabriel. Carolina relatou que aprendeu bastante sobre a eclusa e que usá-la foi a atividade de que mais gostou.
Visitaram também o Museu do Rio Tietê, em Barra Bonita, local onde receberam informações sobre a história do rio, seus aspectos físicos e a qualidade de sua água em diferentes trechos. Estiveram, também, no ônibus da ONG Mãe Natureza de onde puderam ver vários detalhes do Tietê, ao longo de seu curso, como análises da água, eclusas, hidrelétricas. Informaram-se bastante sobre os aspectos naturais e econômicos do rio Tietê.
“Vimos a diferença da cor e da qualidade da água, locais onde ele se autodepura. Foi muito interessante”, contou Gabriel.
Finalizando o passeio, seguiram para a Cerâmica Zé do Pote, que trabalha com argila extraída do Tietê para a confecção de potes artesanais. Nesse local, tiveram conhecimento de mais um aspecto econômico do rio, pois conheceram esse processo artesanal, desde a extração da argila bruta até o acabamento do produto final.
“Foi muito interessante ver como é feita a cerâmica. Gostei bastante da viagem, pois foi muito tranquila e aprendemos bastante sobre o Rio Tietê”, afirmou Carolina.

Compartilhe essa postagem
Mais notícias
WhatsApp