Notícias

Alunos conhecem Apiário para estudo da sociedade

Alunos conhecem Apiário para estudo da sociedade

Um dos Projetos em estudo no 4º ano do Ensino Fundamental é a Vivência Rural, que envolve conhecimentos da vida em sociedade, do cooperativismo e do extrativismo. Para aprimorar os estudos, os alunos fizeram um passeio rural ao Sítio Sassafraz e ao Apiário Nona Emília, na cidade de Itupeva. Lá, conheceram o cultivo orgânico de verduras e receberam informações sobre o processo da composteira, alimentaram peixes no lago, ordenharam uma vaca, viram carneiros, bezerros, cavalos, galinhas, patos e bois. Além disso, visitaram o Apiário Nona Emília, onde participaram de uma palestra com um produtor de mel que explicou sobre a sociedade das abelhas, a função de cada uma na colmeia, como são produzidos e extraídos o mel , o própolis e a geleia real. Viram as abelhas do apiário (com ferrão) e do meliponário (sem ferrão). Fizeram, ainda, um passeio de “trenhosinho” pelo sítio.
Rafaela Antiqueira Riberal, do 4ºB, e Henrique Osaki Troia, do 4º C, empolgados, contaram o que aprenderam no passeio: “Conhecemos um sítio de produção animal, vegetal e de hortaliças”, relataram os alunos. “Vimos alguns animais e nos contaram que o sítio recebeu o nome de Sassafraz por causa de uma árvore que tem lá, há muito tempo, com esse nome. Ela, além de ser muito alta, é a única no lugar. Já o símbolo (logomarca) do sítio é uma homenagem a um galo que lá viveu muitos anos. Ele não andava, mas era carinhoso com todos”, disse Rafaela.
“Participamos de uma palestra sobre o funcionamento da colmeia, as funções da rainha em se reproduzir e aprendemos que as operárias, depois de 21 dias de vida, já começam a proteger a colmeia, enquanto, na quarta semana começam a coletar pólen”, contou Henrique.
Disseram, ainda, que os conteúdos do que viram no sítio e no apiário relacionam-se aos que estudam em sala de aula. Rafaela disse que achou muito interessante, a explicação sobre o corpo das abelhas e sobre como elas se multiplicam. Henrique gostou de saber como a abelha rainha produz seus ovos. Ambos reforçaram: “Deu para ver bem como é uma vida em sociedade, viver em grupo.”

Compartilhe essa postagem
Mais notícias
WhatsApp