Notícias

Acampadentro – momentos de aventuras

Acampadentro – momentos de aventuras

Na sexta-feira, dia 27 de novembro, a Educação Infantil promoveu o “Acampadentro”, um evento muito esperado pelas crianças dos Grupos 5 e também por todas as outras, menores ou maiores, que acompanham os preparativos da atividade, já que ela representa a passagem dos pequenos da Educação Infantil para o Ensino Fundamental.
Embora esses alunos estejam num lugar muito conhecido, o clima de aventura, de passar uma noite na escola, longe dos pais — alguns pela primeira vez — e de participar de atividades inusitadas exige muita coragem!
Mas, como sempre, o “Acampadentro” é planejado de forma que as crianças se entusiasmem e que expressem suas ideias e sentimentos, reconhecendo, nos professores e demais funcionários que apoiam o segmento, adultos significativos, confiáveis e responsáveis por eles no período em que permanecem na escola. Tudo isso assegura boas horas de surpresa e diversão no “Acampadentro”.
No início da noite da sexta-feira, dia 27, corações acelerados de pais e crianças rodeavam a entrada do Colégio. Muitos beijos, abraços, recomendações e fotos. Pronto! Lá foram eles, cada um com a sua malinha. “Você vai dormir ao meu lado?”, “Eu tenho medo de escuro”, “Não precisa ter medo, a Tia vai ficar junto.”
Puxa daqui, estica dali! Travesseiros e alguns bichinhos voando pela sala... “Me ajuda? Não consigo esticar o lençol!”, “Já é hora de dormir?”, “Ai, que legal, vamos dormir na sala dos grandes!” Camas arrumadas! Dormir? Não!!!
Todos para o auditório! Palmas, gargalhadas e alegria com o teatro dos palhaços: com a participação especial do Papai Noel. Terminado o espetáculo, hora do passeio com lanternas! Lanternas? Cadê as nossas lanternas? Sumiram!
Colégio todo escuro, crianças com os olhos arregalados, uns de mãos dadas, outros rindo de medo e o Tio Robson e a Tia Vânia comandando a expedição em busca do objeto que ajudaria muito em meio à escuridão!
Um pouco de suspense, investigação, cuidado, atenção e esperteza foram necessários para encontrar o baú onde foram escondidas as lanternas. Cada um iluminando um pedacinho de chão, lá foram eles! Pela floresta escura, no caminho que leva ao mar, à procura da balsa que os levaria à ilha do tesouro perdido... Mas, não estávamos no Colégio? Sim! Mas como diria a canção de Toquinho... “O mundo da criança é iluminado, é um universo, é abençoado.”
E nesse clima de magia, terminaram a noite, com a festa do pijama e bons sonhos.
Na manhã seguinte, “trrriiiiiiiiimmmmm..... acordem todos, pois temos que nos preparar para receber os pais e, com eles, tomar um delicioso café da manhã”. Parafraseando a Coordenadora da Educação Infantil, Simone Montrazi, as falas, os gestos e a alegria das crianças mostram que o empenho de toda a equipe, em cuidar e educar, vale a pena!

Compartilhe essa postagem
Mais notícias
WhatsApp