Disciplinas Diversificadas / CLQuíadas

Disciplinas Diversificadas

DISCIPLINAS DIVERSIFICADAS

 

“À educação cabe fornecer, de algum modo, os mapas de um mundo complexo e constantemente agitado e, ao mesmo tempo, a bússola que permita navegar através dele”. (UNESCO, 1998; p. 89).

Nessa caminhada a passos devidamente planejados, e sem deixar que o futuro invada nossas vidas sem o devido preparo, o Colégio CLQ tem como missão enxergar à frente do seu tempo, sem abrir mão dos compromissos educacionais que o fez existir, crescer e se manter como um dos melhores colégios do interior paulista. Para isso, acompanhamos de perto as transformações no campo educacional trazendo para o dia a dia da escola, e das práticas de nossos professores, novas possibilidades de explorar os processos envolvendo o ensino e a aprendizagem.

Algumas dessas iniciativas já estão integradas ao currículo, seja nas disciplinas vinculadas diretamente às áreas do conhecimento, como Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza e Humanidades, ou através das chamadas disciplinas diversificadas, que juntamente com os projetos interdisciplinares, trabalham o desenvolvimento das habilidades e competências necessárias para a formação dos nossos  estudantes, os instrumentalizando e fornecendo subsídios para que eles possam ter uma formação integral e em sintonia com a vida em sociedade.  

Pretende-se, desse modo, contribuir para que os estudantes do CLQ sejam mais autônomos em seu processo de aprendizagem e atuem de forma mais ativa no desenvolvimento de ideias que correlacionem o saber escolar com as contínuas transformações, favorecendo de forma direta a construção da capacidade analítica e de uma visão contextual do conhecimento.

As chamadas disciplinas diversificadas são trabalhadas desde o 6º ano do Ensino Fundamental até o Ensino Médio e têm como foco central o desenvolvimento de competências como comunicação, colaboratividade, pensamento crítico e criatividade e das competências socioemocionais que envolvem autoconhecimento, autogestão, consciência social, habilidade de relacionamento e tomada de decisão responsável.

Assim, planejamos as atividades com o intuito de sedimentar ainda mais o compromisso do CLQ com um aprendizado significativo e potencializador, para que os estudantes não só acessem as melhores universidades, mas para que eles também possam explorar seu próprio processo educacional de maneira mais ampla, fazendo valer o nosso objetivo principal, que é de formar jovens protagonistas de suas histórias, cidadãos críticos, criativos, respeitosos, colaborativos e capazes de realizar suas aspirações.

Não se pretende com isso diminuir ou descuidar dos conteúdos escolares, mas sim reconectá-los com o sentido devido, para que haja a construção de significado e fortalecimento do processo de ensino e de aprendizagem, uma vez que o aprender envolve não só os aspectos cognitivos, mas também os emocionais e os sociais. Sabe-se que, características como otimismo, resiliência e rapidez na socialização desempenham papéis fundamentais na vida acadêmica e no mundo do trabalho. 

Enfim, todas essas competências e habilidades, sejam elas sociais, emocionais ou  cognitivas, são cada vez mais imprescindíveis nas relações que estabelecemos com o outro, com o conhecimento e com nós mesmos.

Nesse sentido, foi adotado um viés baseado em competências, onde o foco central do processo de ensino e aprendizagem não é a transmissão de conteúdo, mas o enfrentamento de problemas da vida real que, em si mesmo, é fonte de problemas complexos que oferecem as melhores e mais importantes chances de geração e desenvolvimento de conhecimento. Essa abordagem necessariamente precisa estar vinculada em atividades que incentivem a intensa participação dos estudantes de forma ativa e não os ter apenas como ouvintes no processo.

Para isso, cada uma das chamadas disciplinas diversificadas trabalha na perspectiva de fazer operar nos estudantes competências e habilidades que possam contribuir de forma direta na resolução de problemas, no planejamento, no saber trabalhar em equipe, no exercício e desenvolvimento da criatividade, do senso de responsabilidade e da autonomia.

Quer saber mais sobre os principais objetivos trabalhados em cada uma dessas disciplinas? Leia os textos abaixo! 

 

COMUNICAÇÃO, COLABORATIVIDADE E PENSAMENTO CRÍTICO (CCP):

  •   Desenvolver as múltiplas possibilidades trazidas pela comunicação oral, escrita e visual em consonância com as novas tecnologias;
  •   Construir linhas de pensamento claras e objetivas para apresentar e defender suas ideias;
  •   Fazer leituras atentas e críticas dos meios de comunicação entendendo suas intenções e objetivos;
  •   Debater o acesso, o uso, o gerenciamento e a avaliação das informações;
  •   Trabalhar a resiliência, a empatia, o respeito e a responsabilidade do trabalho em equipe;
  •   Fazer a leitura das mudanças e das transformações do mundo que nos cerca, de maneira crítica e efetiva, no sentido da apreciação e da construção de um senso de julgamento justo e fundamentado, considerando várias perspectivas;
  •   Apropriar-se dos fatos e acontecimentos da atualidade na construção e/ou sedimentação de conceitos;
  •   Fazer uso de ferramentas digitais e outras mídias, para pesquisas pautadas no rigor e compromisso com a ética e a moral.

 

TECNOLOGIA, INOVAÇÃO E CRIATIVIDADE - ESPAÇO MAKER (CIT - MAKER): 

  •   Saber construir e arquitetar objetos e/ou soluções para resolver problemas de maneira criativa e funcional;
  •   Transformar ideias em projetos;
  •   Arquitetar protótipos para validação das ideias;
  •   Desenvolver a cultura do “faça você mesmo";
  •   Promover o contato com ferramentas convencionais e de cunho tecnológico, como a robótica e a impressão 3D, propiciando a integração dos diferentes saberes.



EDUCAÇÃO FINANCEIRA E VALORES (EFV):

  •   Promover discussões e debates que envolvem o planejamento financeiro, o consumo consciente e as possibilidades de tornar seus projetos mais sólidos;
  •   Desenvolver uma leitura de mundo mais reflexiva e por meio de conceitos matemático-financeiros, aliados à valores éticos e morais;
  •   Pensar o presente como preponderante para a construção de projetos futuros.

 

 Histórico

Estas disciplinas foram incorporadas ao currículo do CLQ em 2018 para que os estudantes desenvolvessem mais autonomia em seu processo de aprendizagem, atuassem de forma mais ativa no desenvolvimento de ideias que correlacionam o saber escolar com as transformações sociais do seu tempo, favorecendo de forma direta a construção da capacidade analítica e de uma visão contextual do conhecimento.

 

 

 

 

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