Novas disciplinas foram incorporadas ao currículo CLQ em 2018 para que os estudantes desenvolvam mais autonomia em seu processo de aprendizagem, atuem de forma mais ativa no desenvolvimento de ideias que correlacionem o saber escolar com as transformações sociais do seu tempo, favorecendo de forma direta a construção da capacidade analítica e de uma visão contextual do conhecimento.
Nesse sentido, adotamos um viés baseado em competências, onde o foco central do processo de ensino e aprendizagem não é a transmissão de conteúdo, mas o enfrentamento de problemas da vida real que, em si mesmo, é fonte de problemas complexos que oferecem as melhores e mais importantes chances de geração e desenvolvimento de conhecimento. Essa abordagem necessariamente precisa estar vinculada em atividades que incentivem a intensa participação dos estudantes de forma ativa e não os ter apenas como ouvintes no processo.
Quando falamos em competências, enfatizamos a mobilização de recursos, conhecimentos e ou saberes, que precisam ser aflorados diante de situações complexas que carecem de resolução. Em outras palavras, por competência entendemos o que se situa em um saber-agir complexo resultante da integração, da mobilização e do agenciamento de um conjunto de capacidades, de conhecimentos e de habilidades de ordem cognitiva, afetiva, psicomotora ou social.
Para isso, cada uma das novas disciplinas trabalha na perspectiva de fazer operar nos estudantes competências e habilidades que possam contribuir de forma direta na resolução de problemas, no planejamento, no saber trabalhar em equipe, no exercício e desenvolvimento da criatividade, do senso de responsabilidade e da autonomia.
OBJETIVOS DAS DISCIPLINAS:
COMUNICAÇÃO, COLABORATIVIDADE E PENSAMENTO CRÍTICO:
TECNOLOGIA, INOVAÇÃO E CRIATIVIDADE - ESPAÇO MAKER:
EDUCAÇÃO FINANCEIRA E VALORES: