Notícias

Grupo de Teatro do CLQ apresenta-se em praça pública

Grupo de Teatro do CLQ apresenta-se em praça pública

Um grupo de alunos da Oficina de Teatro viveu, no dia 22 de setembro, uma experiência muito diferente: fez duas intervenções performáticas na Praça José Bonifácio. “Partiu dos alunos da turma mais experiente a vontade de vivenciar uma intervenção performática na rua, sugestão incluída na proposta das atividades deste ano. Montamos, então, uma performance com temática de direitos humanos. Foi uma experiência incrível, na qual os alunos entraram em contato com o "universo" que é a rua, com seus transeuntes, comércio, sons, cheiros e cores. Uma vivência de troca viva e de vida”, comentou a professora de Teatro Gabi Elias.
Até então, os alunos do CLQ haviam se apresentado apenas no Colégio, para familiares e outros alunos, e no Teatro Municipal, para público aberto. O teatro de rua diferencia-se, pois, além de permitir a todos o acesso a essa arte, democratiza sua expressão, levando as pessoas a refletirem sobre as questões abordadas. No caso, os alunos viveram uma experiência enriquecedora, ao interagir com a população ali presente, que interrompeu sua rotina para prestar atenção aos temas polêmicos, abordados na dramaturgia.
“No começo da apresentação, eu estava muito tímida, porque, naquele espaço público, não sabia qual a reação das pessoas, o que poderia acontecer. Depois, porém, comecei a soltar-me: o fazer teatro falou mais forte dentro de mim. No fim, foi muito legal porque começamos a interagir com as pessoas e elas passaram a entender a nossa mensagem. Foi significativo para nós conseguirmos, ou tentarmos conscientizar as pessoas sobre questões que ocorrem muito hoje em dia, como o preconceito, a discriminação. Foi uma experiência muito atípica e legal e ajudou a perder a timidez”, disse a aluna Oriana, do 9º ano, no início, com um pouco de dificuldade para ambientar-se.
Carlos D. Maranhão de Carvalho, engenheiro agrônomo, passava pela praça e fez questão de parar para assistir à intervenção. “Achei a apresentação excelente e importante para esses jovens, pois desinibe, ajudando-os, no futuro, em uma entrevista de emprego, ou mesmo na apresentação de um projeto. Com certeza, esses alunos, com a oportunidade de fazer teatro, terão vantagens em relação a outros, além da atividade cultural que estão proporcionando às pessoas que por aqui passam. Parabenizo esses jovens e a professora que vem orientando esse trabalho.”
“Acho importante que os alunos saiam dos muros de proteção e entrem em contato com a vida fora de sua zona de conforto; desse curto-circuito inicial, revelam aquilo de mais belo e concreto ao mesmo tempo, o encontro com a multiplicidade, com a dureza e também com a poesia que a rua tem. Abre horizontes, amplia olhares e produz reflexão crítica e ativa! Uma potente forma de contato com o humano! É nisso que acredito! O teatro possibilita isso e a oportunidade dessa performance na rua só veio somar a experiência e o repertório dos alunos!”, finaliza a professora Gabi.

Compartilhe essa postagem
Mais notícias
WhatsApp