Notícias

Estudar fora ficou mais fácil, o SAT, o ENEM americano, já pode ser feito em Piracicaba, no CLQ

Estudar fora ficou mais fácil, o SAT, o ENEM americano, já pode ser feito em Piracicaba, no CLQ

O SAT (Scholastic Aptitude Test) é um dos principais exames utilizados pelas universidades americanas em seu processo de seleção de alunos para os programas de Ensino Superior. O teste é aplicado em escala nacional pelas universidades americanas, como uma espécie de ENEM, já que todas o aceitam como um exame unificado. Aliás, vale salientar que o primeiro modelo do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) foi inspirado nesse exame.


A prova é formada, em sua versão geral (Reasoning Test), por questões de múltipla escolha nas áreas de Leitura Crítica e Matemática; também se propõe uma redação, opcional. Há, ainda, a possibilidade de o aluno escolher componentes curriculares específicos (Subject Test) para demonstrar conhecimentos em uma área ligada à sua escolha de carreira, como Física, Biologia, Química etc.


Ao resultado do SAT, somam-se, no processo seletivo para a graduação, o histórico escolar, os projetos voluntários e de interesse pessoal, os esportes, enfim, diferentes habilidades do candidato à vaga universitária. Esse conjunto é analisado por especialistas recrutadores que decidem pela admissão, ou não, do aluno. O exame do SAT tem, ainda, peso especial nas decisões sobre bolsas acadêmicas e notas mínimas para as vagas em universidades de prestígio.


Diferente do que ocorre no Brasil, onde o Enem é comandado por uma autarquia do Ministério da Educação, quem gerencia, globalmente, o exame SAT é uma associação sem fins lucrativos, denominada College Board, também conhecida como SAT Reasoning, fundada em 1900, que hoje, com sede em Nova Iorque, conta com mais de 5.700 escolas, universidades e outras entidades educacionais.


Os estudantes brasileiros que pretendem cursar a graduação nos EUA podem prestar o exame em nosso país, porque um pouco mais de duas dezenas de instituições são autorizadas, pelo College Board, a aplicá-lo no Brasil. Até então, as mais próximas de Piracicaba, encontravam-se em Campinas.


O CLQ - Colégio Luiz de Queiroz, desde 2011, é reconhecido pelo College Board como instituição de ensino na educação básica que certifica seu egresso com o diploma norte-americano, por meio da parceria com a Texas Tech Independent School District e, agora, com a University of Missouri High School. No mês de junho, o CLQ foi certificado também como um centro aplicador do exame SAT no Brasil.


Portanto, a partir do segundo semestre, os estudantes de Piracicaba e das cidades vizinhas poderão realizar o exame em local mais próximo e os alunos do CLQ são, ainda, auxiliados no processo de ingresso em universidades no exterior pelo Colégio. Para saber mais sobre o teste e a assessoria do CLQ, acesse o site oficial www.sat.org, ou entre em contato com o Departamento de Relações Internacionais do CLQ, por meio do telefone 3429-1100.

Compartilhe essa postagem
Mais notícias
WhatsApp