Desde o nascimento, o homem vive em grupo, seja familiar, escolar, profissional ou social. Viver em grupo, trabalhar em equipe é um aprendizado importante para o desenvolvimento de habilidades e internalização de valores. A partir do momento que a criança toma consciência da relação com os seus semelhantes, passa a ter uma maior compreensão de como a sociedade se organiza e de suas inter-relações. Além de compartilhar ideias, ações, experiências, aprende a conviver respeitosamente com pessoas que pensam de forma diferente da sua.
Diante disso, proporcionar atividades de construção coletiva para um objetivo comum é fundamental para a formação integral da criança. Ambientes de aprendizagens cooperativas devem ser incentivados e promovidos em todos os âmbitos. Assim, os Encontros Culturais do Ensino Fundamental I, que ocorreram em agosto e setembro, mostraram resultados de trabalhos em equipe desenvolvidos nesse ano com ações pessoais e, principalmente, coletivas. Vale salientar que na formação de grupos, a preferência é sempre pela afinidade. Em função disso, com o objetivo de promover uma maior interação social entre os alunos, a convivência com opiniões e hábitos diferentes e um novo saber, as educadoras orientaram a alternância dos parceiros.
Durante os Encontros, momentos em que a família conhece mais profundamente os processos da escola, o dia a dia escolar e a convivência de seu filho nessa comunidade, os pais tiveram a oportunidade de ver as atividades cooperativas desenvolvidas pelos alunos.
Beto e Angélica Diamantino são pais de Isadora, do 2º ano A, que estava eufórica mostrando as atividades para seus pais. Beto comenta que esses eventos que reúnem e integram as famílias são de extrema importância para o processo de aprendizagem da criança. "Especialmente para a nossa filha que está no 2º ano", disse ele. Angélica observou os trabalhos realizados em grupo. "Trabalhos em equipe são importantes para a criança saber dividir, ajudar, compartilhar e conviver com os amigos. Na reunião de pais foi comentado como um ajuda o outro na sala de aula e isso a gente percebe na escola como um todo. Vemos que eles querem compartilhar essas experiências com os pais". Beto completa "Vivemos num mundo muito individualizado e compartimentalizado e esses eventos e atividades acabam agregando e dão um novo norte de coletividade."
Soraia e Lucindo Barone, pais de Heitor Lopes, do 5º ano, e de Arthur, do G5, estavam bem envolvidos nas atividades do Encontro. "Acho maravilhoso ver como ele interage com a escola, com os amigos e com os professores. Ele é aluno novo. Quanto às atividades lúdicas, estou gostando bastante e faço questão de vir e participar", comenta Soraia. "Estou achando muito bom e participativo o Encontro. Promove realmente uma integração entre a escola, o aluno e os pais e permite uma proximidade maior com a escola, diferente do que era na outra escola que ele estudava." disse Lucindo. Heitor conta que está gostando bastante do Colégio, pois as atividades são bem diferentes.