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Aprendendo e se divertindo em Cananeia

Aprendendo e se divertindo em Cananeia

As viagens de estudo propiciam uma situação lúdica de aprendizado, além de reforçar a socialização entre os alunos. Entre os dias 30 de março e 1º de abril, as turmas da 1º série do Ensino Médio puderam conhecer de perto parte do conteúdo em estudo por meio dos Projetos Vida.
Acompanhados pelos professores Robson Felisbino, de Geografia, e Margarete Costa, de Biologia, realizaram estudos sobre formas de relevo costeiro, floresta de restinga alta e baixa, depósitos de sambaquis e os impactos da ocupação humana em Ilha Comprida.
Em Cananeia, apreciaram a arquitetura colonial do município e conheceram aspectos históricos. Na Ilha do Cardoso, conheceram o Costão Rochoso, a Restinga Baixa e a Mata de Encosta.


Esse ano, o CLQ incluiu uma novidade, já que os estudantes visitaram o Legado das Águas, uma grande área de preservação ambiental do Grupo Votorantim que resguarda as nascentes ao longo do Rio Juquiá e a Mata Atlântica, com rica biodiversidade em seu entorno. Nesse local, os alunos, com o objetivo de compreender a produção de energia a partir da fonte hidráulica, observaram espécies da vegetação da Mata Atlântica, conheceram o viveiro de mudas das micro orquídeas e também a Usina da Barra, que compõe uma das seis pequenas centrais hidrelétricas (PCHs) da região.


O aluno Theodoro Becker Geraldi, da 1º série C , fez sua primeira viagem de estudo pelo CLQ. "Achei bem interessante, pois foca em assuntos estudados como biologia marinha, Mata Atlântica, restinga e manguezal. Dá para aprender bastante, pois o que você vê na realidade não esquece e é bem diferente do aprendizado em sala de aula. Fizemos várias atividades na Mata Atlântica, no Legado das Águas, e também no manguezal, inclusive um passeio de escuna na Ilha do Cardoso para estudar a biologia marinha, quando passamos pela Mata Atlântica". Theodoro finaliza contando que achou muito diferente das viagens que fez em outras escolas "Nos instruem bastante, antes, durante e após a viagem. Tiramos fotos, gravamos vídeos e, ao olhar uma foto, um vídeo, vem à mente toda a explicação que nos deram a respeito daquilo. Ver o funcionamento de uma hidrelétrica e entrar em um manguezal, locais que eu nunca tinha ido, foi muito bom. Acho que a viagem foi muito enriquecedora para nós."


Já Carolina Polidori Berni, da 1ª série D, está no CLQ desde o 8º ano e já participou de outras viagens. "Gosto muito das viagens do Projeto, pois você vê a coisa na sua frente e entende melhor o que está estudando, podendo até tocar, por isso esse aprendizado é diferente do de sala de aula. Além disso, estamos com amigos e nos divertimos aprendendo. Mesmo com todos os recursos do computador e em sala de aula, a vivência é totalmente diferente. Conhecemos, de perto, o funcionamento de uma Usina Hidrelétrica. Gostei muito do manguezal. Eu nunca tinha entrado em um e achei que foi um jeito muito divertido de entender como funciona esse sistema. Durante toda a viagem tivemos vivências bem interessantes.”


A professora Margarete Costa acompanhou, pela primeira vez, uma viagem dos projetos Vida e comentou suas observações: “Apesar da escola ser um ambiente de descobertas contínuas, as viagens de campo para estudos permitem aos estudantes constatações de algo que só se conhecia na teoria, descobertas de novos conhecimentos e vivências na prática do que aprenderam, como pude observar nesta excursão que participei com os alunos da 1ª série do EM. Essa extensão da sala de aula em diferentes locais, como os ambientes marinhos (restingas, praia, mangue), a floresta, a reserva particular da Votorantim, o Legado da Águas e até mesmo os contextos culturais nos quais estão inseridos, foi excelente para estimular ainda mais o espírito coletivo e a colaboração entre alunos e educadores e a preservação ambiental. Durante a viagem, percebi que os objetivos foram alcançados, já que a interdisciplinaridade (biologia, geografia, ecologia, história, química, sociologia...) foi observada em cada instante.“

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